Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Pesquisadores e médicos discutem como lidar com maconha, álcool e cigarro eletrônico entre os adolescentes

Pesquisadores e médicos discutem como lidar com maconha, álcool e cigarro eletrônico entre os adolescentes

por Nelson Niero Neto - publicado 19/09/2019 14:55 - última modificação 10/10/2019 11:15

Debate terá a presença do senador Lucas Barreto (PSD-AP), que irá discutir estratégias de prevenção e a formulação de políticas públicas para a temática.

Álcool, drogas e adolescentesMédicos e pesquisadores vão se reunir no IEA para discutir como orientar pais e educadores de adolescentes em relação ao uso de maconha, álcool e cigarros eletrônicos. O senador Lucas Barreto (PSD-AP) participará do debate para discutir estratégias de prevenção e a formulação de políticas públicas para a temática. O encontro é no dia 4 de outubro, às 15h, e é aberto ao público, mas é preciso se inscrever previamente. Para assistir a transmissão ao vivo pela internet, não é preciso se inscrever.

Intitulado “O que os Pais e Educadores Devem Saber sobre o Uso Recreacional de Maconha, Álcool e Cigarros Eletrônicos”, o evento é organizado pelo Grupo de Estudos em Saúde Masculina do IEA. Nesse encontro, pretende-se também esclarecer o mecanismo de ação dessas substâncias na saúde dos adolescentes e adultos jovens.

Ciência

Para os organizadores, práticas e políticas de educação que enfocam a saúde do adolescente e do jovem adulto são tão importantes quanto as preocupações com a formação intelectual e com os resultados acadêmicos. E as pesquisas científicas que apontam os efeitos do consumo dessas substâncias na saúde podem ajudar pais e educadores a elaborar estratégias de orientação, garantem.

No evento, médicos e pesquisadores irão esclarecer como a maconha, o álcool e os cigarros eletrônicos agem em corpos ainda em fase de crescimento e preparação.

São eles: o médico Jorge Hallak, especialista em andrologia e coordenador do grupo de pesquisa que organiza o encontro; o professor da Faculdade de Medicina da USP e diretor do IEA, Paulo Saldiva; a professora da Faculdade de Medicina da USP Elaine Frade Costa; a professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP Sandra Farsky; a professora da Escola Paulista de Medicina (Unifesp) Zilá Sanchez; o psiquiatra Arthur Guerra de Andrade, coordenador do Programa Redenção da Prefeitura de São Paulo; e o médico hebiatra (especialista na saúde adolescente) Maurício de Souza Lima. A moderação será de Roxane Ré, apresentadora e editora do Jornal da USP no Ar.


 

O que os Pais e Educadores Devem Saber sobre o Uso Recreacional de Maconha, Álcool e Cigarros Eletrônicos
4 de outubro, 15h
Auditório do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo
Evento público e gratuito, com inscrição prévia — Para assistir à transmissão ao vivo pela internet não é preciso se inscrever
Mais informações: Cláudia R. Pereira (clauregi@usp.br) - Telefone: (11) 3091-1686
Página do evento