Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Os desafios para o desenvolvimento rural do país

Os desafios para o desenvolvimento rural do país

por Sandra Codo - publicado 25/08/2001 00:00 - última modificação 02/06/2015 17:52

Estudos Avançados nº 43 mapeia a atividade rural brasileira, analisa os desafios e sugere caminhos

cearass.gif
Foto de Sebastião Salgado

Desta vez, a revista Estudos Avançados (nº 43, set.-dez./2001) dedica seu dossiê aos desafios para o desenvolvimento rural brasileiro, tanto tecnológico como do ponto de vista de planejamento e definição de políticas para o setor. O dossiê é constituído de um conjunto de 21 artigos, uma entrevista com dom Tomás Balduíno, presidente da Comissão Pastoral da Terra Nacional (CPTNAC), e uma seção de mapas sobre a dinâmica espacial da evolução da população urbanas, ocupação de terras e assentamento realizados.

Os temas dos textos vão da pesquisa agrícola de ponta aos problemas da distribuição de terras, passando pelo questionamento dos indicadores rurais brasileiros e as concepções sobre os caminhos para o desenvolvimento. Na entrevista com dom Tomás Balduíno ele destaca que a pastoral "move-se entre as lutas de apoio aos oprimidos e a reflexão sobre a Teologia da Terra, de onde nascem as instituições da legitimidade de muitas ações dos camponeses, como, por exemplo, as ocupações da terra". As prioridades da CPTNAC no momento são três: terra, água e direitos. Dom Tomás destaca que a questão da água tem se tornado uma preocupação central da Pastoral no momento, seja apoiando iniciativas nordestinas na convivência com o Semi-Árido, seja no envolvimento na discussão sobre projetos  de barragens e hidrovias no Centro-Sul ou no apoio aos ribeirinhos da Amazônia.

Coincidentemente, a questão da água fecha o dossiê aberto pela entrevista com dom Tomás. Trata-se do artigo  "Água e Desenvolvimento Rural", do geólogo Aldo Rebouças. Para ele, "torna-se urgente que se pratique uma gestão integrada das águas  - captação das chuvas, dos rios, dos aqüíferos e de reuso da água disponível - na unidade hidrográfica de planejamento. Nesta abordagem, todavia, não se deve esquecer que a gestão referida compreende aspectos de oferta e de usos. Assim, torna-se imprescindível que sejam desenvolvidas campanhas permanentes de informação à população em geral de como usar cada vez mais eficientemente a água disponível".

capa43.gifAlém de vários artigos sobre as pesquisas agrícolas no país e sobre questões fundiárias e populações do campo, o dossiê também apresenta análises sobre as dificuldades brasileiras para a elaboração e adoção de propostas para o desenvolvimento rural brasileiro. Entre esses textos estão "O futuro da Sociologia Rural e sua Contribuição para a Qualidade de Vida Rural",  de José de Souza Martins, "Dilemas do Desenvolvimento Agrário", de Washington Novaes, e "O Brasil Rural ainda não Encontrou o seu Eixo de Desenvolvimento", de José Eli da Veiga.

A pluralidade de abordagens presente no dossiê é destacada por Alfredo Bosi, editor da publicação, ao lembrar "as diversas ciências e técnicas envolvidas no seu tratamento: agronomia, economia, sociologia, política, antropologia cultural, história social, geografia, ecologia, demografia..."