Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Os rumos da política no cenário de crise das relações pessoais - EVENTO ADIADO

Os rumos da política no cenário de crise das relações pessoais - EVENTO ADIADO

por Flávia Dourado - publicado 02/10/2014 18:15 - última modificação 22/10/2015 08:30

O tema será discutido no terceiro seminário do ciclo A Vida Hoje: Amor, Arte, Política, que acontece no dia 14 de outubro, às 15 horas, na Sala de Eventos do IEA.

Relacionado

1º seminário - Amor em Tempos Tecnológicos: "Ela" na Solidão

VídeoFotos

2º seminário - Marina Abramovic: A Arte e a Vida por Um Fio

VídeoFotos

Notícia

A Política Está se Esgotando? é o tema do seminário que o Grupo de Pesquisa O Futuro nos Interpela do IEA realiza no dia [EVENTO ADIADO - AGUARDE NOVAS INFORMAÇÕES], na Sala de Eventos do Instituto. Será o terceiro encontro do ciclo A Vida Hoje: Amor, Arte, Política.

No seminário, o filósofo Renato Janine, professor titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e coordenador do grupo, e o antropólogo Massimo Canevacci, professor visitante do IEA, discutirão o futuro da política no contexto atual de profundas mutações nas relações pessoais, marcado por uma crise radical da conexão com o outro.

Entre as questões a serem debatidas estão: por que os políticos mantêm-se tão longe da vida contemporânea? a chance de renovação da política está condicionada à mudança rápida dos costumes? qual o futuro da política, uma vez que ela parece tão distante da problemática ligada à esfera privada?

CICLO

Inaugurado em agosto, o ciclo A Vida Hoje: Amor, Arte, Política compreende quatro seminários sobre o status do amor, da arte e da política em face dos avanços científico-tecnológicos e das transformações socioculturais em curso.

Os dois primeiros encontros discutiram as relações amorosas na era do "pós-humano" e os vínculos da obra da artista performática Marina Abramovic com a temática da vida e da morte. No quarto e último seminário, os participantes do ciclo - Janine, Canevacci e a filósofa Olgária Matos (FFLCH), todos integrantes do Grupo de Pesquisa O Futuro nos Interpela - tratarão do abandono do pensamento metafórico em favor da linguagem literal.

Olgária, que também é coordenadora do Grupo de Pesquisa Humanidades e Mundo Contemporâneo do IEA, não participará deste terceiro encontro.

A Política Está se Esgotando? - 3º seminário do ciclo A Vida Hoje: Amor, Arte, Política
ATENÇÃO: EVENTO ADIADO - AGUARDE NOVAS INFORMAÇÕES
Sala de Eventos do IEA-USP, rua Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização)
Evento gratuito e aberto ao público – Transmissão ao vivo pela web