Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Painel discute novas tecnologias para bioenergia

Painel discute novas tecnologias para bioenergia

por Flávia Dourado - publicado 13/03/2007 00:00 - última modificação 28/03/2013 18:00

O novo painel do Ciclo Temático Civilização da Biomassa, que terá como tema "Novas Tecnologias para Bioenergia", acontece no dia 20 março, às 14h30, no IEA.

bioenergia.jpgNo dia 20 março, 14h30, acontece no IEA novo painel do Ciclo Temático Civilização da Biomassa. Desta vez o tema será "Novas Tecnologias para Bioenergia", com exposições sobre células a combustível, biodiesel de sebo bovino, gaseificação de biomassa e políticas públicas para substituição do diesel por biodiesel. O evento será coordenado por Ignacy Sachs, da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (França) e pesquisador visitante do IEA.

Os temas e expositores do evento são:

• Reforma de Etanol e Desenvolvimento de Células a Combustíveis — José Octavio Armani Paschoal (Ipen)
• Via Tecnológica de Produção de Biodiesel a partir de Sebo Bovino — Mauricio Penteado e Carlos Freitas (consultores)
• Gaseificação de Biomassa para Produção de Energia em Pequena Escala: Atendimento a Comunidades Isoladas (André Luiz Veiga Gimenes (Escola Politécnica da USP)
• A Questão das Políticas Públicas de Substituição de Diesel por Biodiesel e a Capacidade de Oferta de Óleo Vegetal no Médio e Longo Prazo — Décio Luiz Gazzoni (Embrapa)