Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Walter Neves ministrará curso de difusão sobre evolução humana

Walter Neves ministrará curso de difusão sobre evolução humana

por Mauro Bellesa - publicado 25/03/2024 13:00 - última modificação 02/04/2024 08:39

Estão abertas até 19 de abril as inscrições para participação no curso de difusão científica Debates Contemporâneos em Paleoantropologia, a ser ministrado pelo paleantropólogo Walter Neves.

Lucy
Réplica de reconstituição de Lucy, fóssil de Australopithecus afarensis com 3,2 milhões de anos encontrado em 1974 na Etiópia

Os interessados em participar da terceira edição do curso de difusão científica Debates Contemporâneos em Paleoantropologia, a ser ministrado de 17 de maio a 2 de agosto pelo paleoantropólogo Walter Neves, professor sênior do IEA, deverão se inscrever de 1º a 19 de abril no Sistema Apolo da USP para uma das 60 vagas disponíveis.

O curso será gratuito e presencial (não haverá transmissão online), na Sala Alfredo Bosi, sede do IEA. O público-alvo são os interessados em evolução humana, sobretudo alunos de graduação, graduados e pós-graduados, além de professores universitários, todos de qualquer área do conhecimento. Caso o número de inscritos seja superior ao de vagas, haverá sorteio.

Os selecionados deverão ser fluentes na leitura em inglês, uma vez que as aulas não serão expositivas, mas de discussões de textos previamente disponibilizados, quase todos em inglês. A confirmação da matrícula ocorrerá em 22 de abril.

Atenção

A presença dos matriculados no primeiro encontro (17 de maio) será utilizada como critério para confirmação de interesse na manutenção da vaga. Isso permitirá que, eventualmente, inscritos em lista de espera ocupem vagas remanescentes.

Alunos matriculados que não puderem comparecer ao primeiro encontro mas se comprometerem a atingir a frequência mínima exigida para aprovação (75%) deverão confirmar o interesse escrevendo para rkmeckien@usp.br, caso contrário terão sua matrícula cancelada.

Um aviso sobre eventuais vagas remanescentes será divulgado após 17 de maio.

O curso terá 11 aulas, sempre às sextas-feiras, das 14h às 16h30, a partir de 17 de maio, totalizando 27 horas e meia. Serão aprovados os alunos que obtiverem nota igual a 5,0. A avaliação será baseada em notas de testes de verificação de leitura e no grau de participação nas discussões.

Características únicas

Professor titular aposentado do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da USP e coordenador do Núcleo de Pesquisa e Divulgação em Evolução Humana do IEA, Neves ressalta que as características únicas do ser humano fazem com que a espécie pareça ser especial e diferenciada das outras formas de vida no planeta, o que leva à busca de explicações sobrenaturais para sua origem.

"Ainda hoje, grande parte da sociedade mundial defende e promove tais visões para a origem do ser humano, apesar de mais de 150 anos de descobertas científicas mostrarem que somos o produto de uma série de contínuas inovações evolutivas que ocorreram nos últimos 7 milhões de anos."

Durante o curso, ele tentará conectar as características mais notórias da espécie humana com o momento em que elas surgiram em sua linhagem evolutiva, para construir uma perspectiva sobre a longa história que resultou no surgimento do Homo sapiens. Os alunos terão a oportunidade de explorar cinco aspectos:

a diversidade de espécies que caracteriza a linhagem evolutiva humana e o caráter não linear dessa evolução;

o momento do surgimento das principais inovações biológicas que definem a espécie humana e sua importância para o processo evolutivo;

as diferenças e semelhanças entre os seres humanos e os chimpanzés, que representam a espécie viva mais próxima dos humanos do ponto de vista genético e de sua capacidade intelectual;

as circunstâncias ambientais, ecológicas e sociais que permitiram a evolução e o sucesso da espécie humana;

o que torna o ser humano verdadeiramente humano.