Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Palestra no IEA Polo São Carlos vai debater desafios da educação básica no Brasil

por Thais Cardoso - publicado 26/08/2013 10:20 - última modificação 29/09/2015 16:56

Discutir a situação da educação básica no País tendo em mente os bons exemplos, mesmo isolados, que algumas comunidades estão conseguindo é fundamental para se pensar em ações capazes de mudar o panorama atual. Pensando nisso, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP realiza nesta quinta-feira, dia 29 de agosto, às 14h, a palestra “Os desafios da educação básica no Brasil”.

Coordenado pelo prof. Dr. Sérgio Mascarenhas, coordenador de projetos do IEA, o evento trará como palestrante o prof. Dr. Anderson Stevens Leônidas Gomes, da UFPE. Gomes vai abordar formas concretas de se avançar nesse tema, com foco no ensino médio. Ele vai se basear na experiência que teve como secretário da Educação em Pernambuco, onde a universalização do ensino médio em tempo integral e o uso de tecnologias como ferramentas pedagógicas, que começou a ser implantado em 2011, estão trazendo bons resultados.

Gomes tem graduação em Licenciatura e mestrado em Física pela UFPE. Tem ainda doutorado em Física pela University of London e pós-doutorado pela Brown University. É professor associado internacional no Departamento de Física da UFPE e pesquisador IA do CNPq. No Estado de Pernambuco, foi secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente e secretário de Educação entre 2010 e 2012.

A palestra será realizada no auditório do IEA Polo São Carlos, no campus 1 da USP, próximo à entrada de pedestres da Rua Carlos Botelho. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail ieasc@sc.usp.br ou pelos telefones (16) 3373 9176 e 3373 9177.