Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Encontro analisará os novos desafios diante da sinergia da Covid-19 com outras epidemias

por Mauro Bellesa - publicado 07/10/2021 10:20 - última modificação 14/10/2021 14:03

Terceiro encontro online da série "A Epidemia Brasileira de Covid-19 não É apenas um Evento" discutirá os novos desafios para o controle da pandemia, nos dia 25 e 26 de outubro, às 8h30.

Jovem com máscara - 2021

O terceiro encontro da série A Epidemia Brasileira de Covid-19 não É apenas um Evento Viral, nos dias 25 e 26 de outubro, às 9h, discutirá os novos desafios para o controle da pandemia. O webinar terá transmissão ao vivo pela internet, sem necessidade de inscrição.

Participam lideranças da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do programa Unaids (da ONU), pesquisadores brasileiros, americanos, chilenos e argentinos e lideranças comunitárias do Brasil [veja a programação completa].

"Os expositores analisarão o impacto da cultura negacionista, a produção da ignorância e as tendências da pandemia que expressam a sinergia da crise de saúde com a crise social produzida pelo aumento da desigualdade", segundo a organizadora do encontro Vera Paiva, participante do Programa Ano Sabático do IEA e professora do Instituto de Psicologia (IP) da USP.

"Em tempos de desigualdade no acesso à vacinação e à prevenção integral nenhum país sairá sozinho desta crise e o debate que soma a perspectiva internacional é fundamental", afirma.

Para ela, é preciso identificar "as respostas necessárias à epidemia brasileira da Covid-19 em curso e as tendências da pandemia global que deve durar ainda muitos meses, em sinergia com outras pandemias correntes e por vir".

Vera explica que as mesas qualificarão os desafios enfrentados pelos serviços de saúde diante da sinergia da Covid-19 com outras epidemias, "em especial no campo da saúde mental, da saúde sexual e reprodutiva, da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis e do impacto enorme na saúde dos trabalhadores, marcado pela desigualdade de gênero e étnico-racial".

De acordo com a pesquisadora, o debate tratará da sinergia e da inovação necessária por meio de abordagem da prevenção e do cuidado de forma sindêmica [caracterizada por interação mutuamente agravante entre problemas de saúde em populações e seu contexto socioeconômico],

A série de webinars valoriza especialmente a participação de pesquisadores que compreendam os determinantes sociais e políticos da infecção pelo Sars-Cov-2 e adoecimento por Covid-19, integrem a produção das ciências sociais e ancorem sugestões para políticas públicas em abordagens baseadas em direitos humanos, complementa Vera.

A organização do evento é do Programa Ano Sabático do IEA, com apoio do Departamento de Saúde Global e População da Escola de Saúde Pública T.H. Chan da Universidade Harvard, EUA, do Escritório Brasileiro do Centro David Rockefeller de Estudos Latino-Americanos da mesma universidade e do Instituto de Psicologia (IP) da USP.

A Pandemia de Covid-19 não É apenas um Evento Viral (3º encontro)
25 de outubro, 8h30
Evento online público e gratuito com transmissão ao vivo pela internet (não é preciso se inscrever)
Mais informações: Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678