Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Pandemia deixou legado para ciência e políticas de saúde

Pandemia deixou legado para ciência e políticas de saúde

por Thais Cardoso - publicado 14/12/2022 17:26 - última modificação 14/12/2022 17:26

Professor da FMRP discute pontos positivos e negativos trazidos pela covid-19 no último USP Analisa de 2022

Embora ainda não tenha definitivamente terminado, a pandemia de covid-19 deixou um importante legado para a ciência e para as políticas de saúde. Para falar sobre esse tema, o USP Analisa conversa com o professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP Benedito Lopes da Fonseca.

Ele explica que esse legado inclui pontos positivos e negativos. Entre os positivos, Benedito destaca a ação rápida de cientistas e profissionais de saúde no desenvolvimento de medidas para conter a transmissão do vírus Sars-Cov-2.

“Os estudos mostraram muito rapidamente, por exemplo, que o uso de máscara, a higienização das mãos, seja com água e sabão ou com álcool gel, e o isolamento social, a gente não fazer aglomeração, eram importantes. Outro ponto positivo foi a produção de várias vacinas contra o vírus. Foram feitos ensaios clínicos de uma maneira extremamente rápida, se teve resultados rápidos e não há dúvidas de que a vacina teve um impacto muito grande na contenção da progressão da doença. Além disso, foi importante a mobilização dos sistemas de saúde, de hospitais com o próprio sistema de saúde dos municípios e dos municípios com as unidades distritais e com os estados”, diz o professor.

O destaque negativo, segundo ele, concentra-se no embate que houve entre autoridades, algo que aconteceu tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. “Seria necessário que os dirigentes do país agissem em consonância com os estados e municípios, para que a gente conseguisse ter um melhor enfrentamento da pandemia. E, por acaso, esses dois países que eu citei, o Brasil e os Estados Unidos, foram aqueles que tiveram maiores problemas em termos de atuação conjunta de todos os órgãos de saúde e também os maiores números de casos. Isso mostra como é extremamente importante ter um trabalho conjunto”, afirma Benedito.

O USP Analisa é quinzenal e leva ao ar nesta sexta, às 16h45, um pequeno trecho do podcast de mesmo nome, que pode ser acessado na íntegra nas plataformas de podcast Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Amazon Music.

O programa é uma produção conjunta do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e da Rádio USP Ribeirão Preto. Para saber mais novidades sobre o USP Analisa e outras atividades do IEA-RP, inscreva-se em nosso canal no Telegram.