Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Pantanal: propostas de conservação e políticas públicas

Pantanal: propostas de conservação e políticas públicas

por Sylvia Miguel - publicado 23/05/2017 12:05 - última modificação 26/05/2017 08:19

Academia e instituições públicas buscam soluções para o frágil bioma
Pantanal Mato-grossense3

Declarado Patrimônio Nacional pela Constituição Federal e Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela UNESCO, o pantanal mato-grossense será tema de debate no dia 5 de junho, das 9h às 16h30, na Sala de Eventos do IEA.

Conservação do Bioma Pantanal - Políticas Públicas e Manejo Sustentável é organizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Embrapa Pantanal e Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP e IEA-USP. Conta com a coordenação da professora Neli Aparecida de Mello-Théry (EACH/IEA-USP). Para participar é necessária inscrição prévia. Haverá transmissão ao vivo on-line.

Biodiversidade pantaneira, classificação de áreas úmidas brasileiras, recursos hídricos, alterações climáticas, renda e modos de vida de populações tradicionais e outros aspectos sobre o bioma ganharão a análise de diversos especialistas. Participam Débora Calheiros, pesquisadora da Embrapa Pantanal e da UFMT; Carlos Hugueney Irigaray, Coordenador Operacional do Programa de Doutorado Interinstitucional em Direitos Humanos e Meio Ambiente da UFMT; Carla Moura de Paulo, do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CCST-INPE); Cátia Nunes da Cunha, coordenadora do Laboratório Associado Biodiversidade e Manejo de Áreas Úmidas – INCT Áreas Úmidas (INAU/CNPq/UFMT);  Heloisa de Camargo Tozato (IEA-USP) e Kátia Favilla, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.

Pantanal Mato-grossense2

O Pantanal Mato-grossense é uma das maiores áreas úmidas contínuas do planeta e está localizado no centro da América do Sul, na bacia hidrográfica do Alto Paraguai, estando na região a montante de toda a Bacia do Prata. Essa situação geográfica confere grande responsabilidade ao Brasil perante os demais países dessa bacia.

O Pantanal é um dos biomas mais conservados do país, embora haja aumento da pressão de supressão da vegetação nativa pelo arco de desmatamento gerado pelo uso antrópico e do agronegócio na região circundante. A situação agrava o frágil ecossistema que já está em estado crítico, colocando em risco também a economia regional e suas populações tradicionais.

Segundo os organizadores, o seminário tem como objetivo debater com a comunidade acadêmica sobre as possíveis contribuições para a conservação e políticas públicas para esse rico bioma.

Imagens: Alicia Yo at the English language Wikipedia/ Dany13/ Flickr

 

Programação

9h - Abertura

Neli Aparecida de Mello-Théry (EACH e IEA/USP)

9h30

Embrapa Pantanal/UFMT: "Contextualização da Problemática Socioambiental do Sistema Bacia do Alto Paraguai/Pantanal - avanços quanto à sua conservação"

Débora F. Calheiros (Embrapa Pantanal/UFMT)

10h

Impacto da Produção Insustentável sobre os Recursos Hídricos: o Pantanal Mato-grossense a Margem da Lei

Carlos Hugueney Irigaray (FD/UFMT)

10h30

Café

10h50

Universidade de São Paulo: "Turismo e Impactos Ambientais no Pantanal"

Carla Moura de Paulo (CCST-INPE)

11h20

A Importância dos Pulsos de Inundação para a Conservação do Pantanal e a Proposta para Delineamento e Classificação de Áreas Úmidas Brasileiras

Cátia Nunes da Cunha (INCT-INAU/UFMT)

11h50

Debate

12h30

Almoço

14h

Universidade de São Paulo: "Alterações Climáticas e Biodiversidade Pantaneira"

Heloisa de Camargo Tozato (IEA-USP)

14h30

A Importância da Conservação Ambiental para a Conservação dos Modos de Vida, Geração de Emprego e Renda das Populações Tradicionais

Kátia Favilla (SE-MDS)

15h - Café

15h20 - Debate

 


Conservação do Bioma Pantanal - Políticas Públicas e Manejo Sustentável
05 de junho, das 9h às 16h30
Sala de Eventos do IEA - Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto ao público, com transmissão
ao vivo pela internet
Inscrições
via formulário
Mais informações: Cláudia Pereira (clauregi@usp.br), telefone: (11) 3091-1686
Página do evento