Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Para docente, divulgação científica é luta pública contra a desinformação

Para docente, divulgação científica é luta pública contra a desinformação

por Thais Cardoso - publicado 20/10/2020 21:56 - última modificação 20/10/2020 21:56

No USP Analisa, professora da FCFRP fala de projeto da unidade que difunde informações sobre a pandemia em redes sociais

A divulgação científica ganhou espaço e uma importância ainda maior com a pandemia de covid-19. A disseminação de informações falsas sobre a doença e possíveis tratamentos reforçou a necessidade de universidades e instituições de pesquisa se aproximarem da sociedade. Na USP Ribeirão Preto, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFRP) estabeleceu um canal de contato com a comunidade por meio das redes sociais. Para falar sobre essa iniciativa, o USP Analisa exibe nesta semana a primeira parte de uma entrevista com a professora da FCFRP Carolina Aires.

Ela acredita que a difusão de informações relacionadas ao desenvolvimento da ciência é uma grande responsabilidade para os pesquisadores e uma espécie de luta pública contra a desinformação. “Contra a desinformação as nossas armas são falar do que a ciência é, do papel da ciência no mundo, do papel da ciência na evolução, no entendimento e no desenvolvimento de medicamentos, no contexto também de entender o que é uma doença, como é que ela se comporta, por que algumas populações são mais suscetíveis do que as outras e por que a cura tão almejada por todos nós  não é tão rápida. Todos esses são são questionamentos válidos e eles podem ser embasados pela ciência”, diz ela.

Carolina diz que o envolvimento dos estudantes de graduação em iniciativas da Faculdade ligadas a divulgação científica é fundamental para o desenvolvimento profissional.  “A partir do momento em que o aluno também está envolvido nesse trabalho de desconstrução do pensamento mais técnico para um pensamento mais acessível, isso também acaba dando para o aluno ferramentas para ele se formar como farmacêutico. Por exemplo, na hora em que ele precisa conversar com um paciente para explicar como é que aquele medicamento funciona, ele tem que desconstruir a informação técnica que ele recebeu na graduação e entregar para o paciente de uma forma simples. E na divulgação científica a gente consegue fazer esse exercício de desconstrução”, explica ela.

A primeira parte da entrevista vai ao ar nesta quarta (21), a partir das 18h05, com reapresentação no domingo (25), às 11h30. O programa também pode ser ouvido pelas plataformas de streaming iTunes e Spotify.

O USP Analisa é uma produção conjunta do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e da Rádio USP Ribeirão Preto. Para saber mais novidades sobre o programa e outras atividades do IEA-RP, inscreva-se em nosso canal no Telegram.