Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Parceria envolvendo IEA Polo São Carlos leva cursos com software livre à comunidade

por Thais Cardoso - publicado 27/02/2015 14:50 - última modificação 11/08/2015 16:57

O Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP, o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL) e a Secretaria Municipal de Educação de São Carlos realizam nesta sexta (27), às 19h30, a entrega de uma sala de computadores na EMEB Arthur Natalino Deriggi, no bairro Cidade Aracy, em São Carlos (SP).

Composta por 16 computadores doados pelo Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) da USP São Carlos, a sala vai receber cursos na área de informática voltados a vários segmentos da comunidade. Os cursos fazem parte de uma série de ações da parceria estabelecida entre o IEA Polo São Carlos, o NAPSoL e o Museu da Ciência Mário Tolentino, que é administrado pela Secretaria Municipal da Educação.

A primeira iniciativa que a sala receberá é um curso de informática básica com software livre específico para idosos, que deve começar em meados de abril. As turmas terão entre 15 e 20 vagas e a carga horária total será de oito horas, num total de quatro semanas. Dependendo da demanda, serão realizadas duas edições do curso por semestre.

Outras ações

Além dos cursos de informática, outra ação da parceria vai ampliar a visão que a população tem sobre ciência. O Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social, que começa no dia 5 de março, no Museu da Ciência Mário Tolentino, também em São Carlos, trará pesquisadores de várias áreas e universidades do País para mostrar quais pesquisas estão sendo produzidas e de que forma elas beneficiam a economia e a vida das pessoas.

As palestras serão realizadas a cada 15 dias, sempre às quintas-feiras, a partir das 19h30. A primeira delas será com o físico e químico Sérgio Mascarenhas, que vai mostrar a importância da pesquisa básica e aplicada para os estudos do cérebro. Ele desenvolveu um equipamento não-invasivo para monitorar a pressão intracraniana, ou seja, não é preciso furar ou cortar o crânio para que ele seja utilizado. A entrada nas palestras é gratuita.