Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Paulo Saldiva é o novo vice-diretor do IEA

Paulo Saldiva é o novo vice-diretor do IEA

por Flávia Dourado - publicado 03/03/2015 12:05 - última modificação 11/08/2015 16:57

Escolhido pelos membros do Conselho Deliberativo do IEA, Paulo Saldiva é professor titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP.
Paulo Saldiva - Perfil
Paulo Saldiva,
novo vice-diretor do IEA

O médico patologista Paulo Hilário Nascimento Saldiva, professor titular da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), é o novo vice-diretor do IEA. Ele foi eleito pelos membros do Conselho Deliberativo (CD) do Instituto em votação realizada no dia 24 de fevereiro, quando obteve a maioria absoluta dos votos.

Trata-se do primeiro dirigente do IEA escolhido segundo as orientações da resolução 6753 do Estatuto da USP, a qual determina a votação em dois turnos, sendo o segundo condicionado à não obtenção da maioria absoluta dos votos por parte de um dos candidatos. Antes, diretores e vice-diretores eram escolhidos a partir de uma lista tríplice elaborada pelos integrantes da Congregação e dos Conselhos de Departamento das respectivas unidades — no caso do IEA, pelo CD — cabendo ao reitor a nomeação final.

Saldiva substitui Carlos Roberto Ferreira Brandão, professor titular do Museu de Zoologia (MZ) da USP, que permaneceu na vice-direção do IEA de 2014 a 2015 e deixa o cargo para assumir a presidência do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia do Ministério da Cultura encarregada da administração dos museus federais e pela formulação de políticas públicas para a área.

Paulo Hilário Nascimento Saldiva é professor titular de patologia da FMUSP desde 1996, onde graduou-se em medicina e obteve o título de doutor em Patologia. Foi membro do Comitê Científico da Escola de Saúde Pública da Harvard University, Estados Unidos, e membro do Comitê de Qualidade do Ar da Organização Mundial de Saúde (OMS). Atualmente, integra o Conselho da Cidade de São Paulo. Suas pesquisas concentram-se nas áreas de Anatomia Patológica, Fisiopatologia Pulmonar, Doenças Respiratórias, e Saúde Ambiental e Ecologia Aplicada.

Foto: Leonor Calasans/IEA-USP