Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Pesquisadores de Birmingham apresentam estudos sobre as desigualdades sociais no Brasil e na Índia

por Fernanda Rezende - publicado 21/03/2017 15:45 - última modificação 28/03/2017 09:05

Dois professores da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, estarão no IEA no dia 29 de março, às 10h.

Relacionado

Democracias de Alta Densidade: Índia e Brasil

Outras conferências de Birmingham no IEA:

Lavagem sem Água e Outras Histórias de Inovação: Acelerando a Pesquisa em Inovação Social

Jovens Cuidadores: Perspectivas Globais sobre o Papel das Crianças no Cuidado com suas Famílias

Outros encontros com membros da rede Ubias

Pesquisadores da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, apresentarão no IEA dois eixos de suas pesquisas sobre cidades sustentáveis. No dia 29 de março, às 10h, Peter Kraftl e Sophie Hadfield-Hill farão a conferência Use of geographic methods to characterize social inequalities, em inglês e sem tradução simultânea. As falas serão transmitidas ao vivo pela web. Para participar presencialmente, na Sala de Eventos do IEA, é necessário realizar inscrição prévia.

Peter Kraftl - Perfil
Peter Kraftl

Kraftl conduzirá o painel “(Re)conectando o ‘nexo’: Experiências e lições dos jovens brasileiros sobre alimentação, água e energia”, no qual apresentará os resultados de pesquisa com jovens entre 10 e 25 anos e formuladores de políticas públicas sobre como esses três recursos fazem parte de suas vidas e trabalho. O foco da análise são as implicações para a educação de sustentabilidade e o urbanismo sustentável.

Ele discutirá também o conceito de "nexo", questionando a utilidade desse quadro no contexto contemporâneo brasileiro - tanto conceitual quanto politicamente. Segundo o pesquisador, embora possa ter seus usos nos círculos políticos, o nexus thinking implica na criação de conexões e no escrutínio de trade offs que leva a um holismo imposto, reduzindo processos sociomateriais complexos a componentes do nexo em branco, como "alimento" ou "água".

No segundo painel, intitulado “Urbanismos na Índia: vida urbana, sustentabilidade e cotidiano”, Hadfield-Hill apresentará dois projetos realizados na Índia que avaliam se as iniciativas para tornar as cidades indianas inteligentes permitirão também uma transformação urbana sustentável.

O primeiro projeto, New Urbanisms in India, baseia-se em dados de 350 pessoas de diversos contextos socioeconômicos e que vivem em um local de transformação urbana. O segundo, Map my Community, foca os processos de planejamento participativo em assentamentos informais em Delhi.

De acordo com a pesquisadora, ao utilizar ferramentas metodológicas inovadoras, as vozes e experiências de públicos diversos são reunidas e usadas para fazer campanha pela mudança. “Esses diversos espaços urbanos, do privado ao informal, mostram a complexidade das questões associadas ao planejamento para a transformação urbana sustentável”, explica.

Favela Dharavi, em Mumbai, Índia

A conferência terá a moderação da geógrafa Ligia Vizeu Barrozo, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e coordenadora do Grupo de Estudos Espaço Urbano e Saúde do IEA, e de Marcos Buckeridge, professor do Instituto de Biociências (IB) da USP e coordenador do programa USP Cidades Globais sediado no IEA. Os comentários serão de Ana Lydia Sawaya, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenadora do Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza do IEA, e Helena Ribeiro, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e membro do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA.

Os conferencistas

Sophie Hadfield - Hill - Perfil
Sophie Hadfield-Hill

Kraftl é conhecido por sua pesquisa sobre a geografia das crianças, especialmente no que diz respeito às emoções, afetos, materialidades e práticas que compõem a sua vida cotidiana. Produz artigos sobre geografias de educação e arquitetura. Atualmente, é editor das revistas Area e Children’s Geographies, e foi membro-fundador do Geographies of Children, Youth and Families Research Group, da Royal Geographical Society (com a IBG). É professor honorário na escola de educação RMIT de Melbourne, Austrália.

Sophie Hadfield-Hill é pesquisadora de Geografia Humana na Universidade de Birmingham. Seu trabalho destina-se à geografia urbana e de desenvolvimento das crianças. Atualmente, está trabalhando em vários projetos de pesquisa financiados pelo Economic and Social Research Council (ESRC) do Reino Unido, associados à transformação urbana sustentável, tanto na Índia como no Brasil.

Fotos: 1 - divulgação; 2 - YGLvoices/Flickr; 3 - acervo pessoal

Use of Geographic Methods to Characterize Social Inequalities
29 de março, às 10h
Sala de Eventos do IEA - Rua da Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo