Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Pesquisadores do IEA realizam trabalho de campo no Patrimônio Histórico dos Trinta Povos

Pesquisadores do IEA realizam trabalho de campo no Patrimônio Histórico dos Trinta Povos

por Fernanda Rezende - publicado 08/10/2019 10:40 - última modificação 08/10/2019 10:41

De 13 a 22 de outubro, o Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento realizará uma viagem de estudo pelo Patrimônio Histórico dos Trinta Povos.

De 13 a 22 de outubro, o Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento realizará uma viagem de estudo pelo Patrimônio Histórico dos Trinta Povos (missões jesuíticas da Região Guaranítica), que compreende um território atualmente pertencente a três países: Paraguai, Argentina e Brasil.

A viagem é parte de um projeto mais amplo do grupo, que prevê ações de valorização, preservação e difusão dos conhecimentos históricos referentes a esse patrimônio. Também visa fomentar pesquisas e elaboração de material sobre o tema para uso didático nas escolas.

Participarão da viagem 25 pessoas, especialistas em diferentes áreas de pesquisa relacionadas ao tema: Emanuele Colombo, da DePaul University-Chicago (história dos jesuítas); Carlos Alberto Filgueiras, da UFMG, William Gomes, da UFRGS, e Anette Hoffmann, da FMUSP-RP (história da ciências); Raquel Assis, da UFMG (história da educação); Luciano Migliaccio e Renata A. Martins, ambos da FAUUSP (história da arte e da arquitetura barroca); Márcio Fernandes, da PUC-PR (teologia), além da coordenadora do grupo, Marina Massimi (USP). A viagem foi organizada em colaboração com a empresa Insight Viagens de Curitiba.