Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Podcast debate narrativas literárias sobre a família brasileira

Podcast debate narrativas literárias sobre a família brasileira

por Beatriz Herminio - publicado 28/03/2022 15:05 - última modificação 31/03/2022 10:53

O podcast "Fabulações Da Família Brasileira" é baseado em textos escritos para o curso "Figurações da Família na Literatura Brasileira do Século 20" oferecido pelo IEA em 2020

O primeiro episódio do podcast "Fabulações da Família Brasileira" está disponível no Spotify. O projeto é resultado do trabalho de Belinda Mandelbaum, professora do Instituto de Psicologia (IP) da USP que ministrou o curso de difusão cultural "Figurações da Família na Literatura Brasileira do Século 20" em 2020, com base no tema de seu projeto de pesquisa no Programa Ano Sabático do IEA em 2019. A realização é uma parceria entre o IP, o IEA, a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e o Teatro da USP (TUSP).

Fabulações da família brasileiraPor meio da seleção de 12 histórias escritas por alunos do curso e retrabalhadas para a forma oral, o projeto busca contar narrativas familiares. A proposta do podcast é, através de conversas com pesquisadores, professores e artistas, debater os temas relatados nos textos literários.

Segundo os organizadores, a expectativa é que podcast, textos e produções artísticas permitam a "criação de um panorama multifacetado, construído a partir de múltiplos olhares, sobre a família brasileira na contemporaneidade". No site, é possível ter acesso ao texto completo, playlist de músicas, textos de referência e imagens que ilustram e complementam a história narrada.

O primeiro episódio, intitulado "Foi em um poço", apresenta o conto de mesmo nome escrito por Lorraine Carvalho da Silva, doutoranda em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito (FD) da USP. A primeira parte do episódio conta a vida de Maria Jerônima, uma mulher negra que vivia na cidade de São Paulo em meados do século 20 e que tinha a limpeza como obsessão. Uma história sobre a condição feminina e negra, os afazeres domésticos, a monotonia do lar e uma "subjetividade marcada pela repetição e pelo cansaço". Na segunda parte do episódio, duas psicanalistas conversam sobre a narrativa contada e debatem temas como racismo, branquitude, literatura e psicanálise.

Entre as pessoas que se juntaram ao projeto para produzir os episódios estão Helena Kon, psicanalista e mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP; Helena Bastos, professora de artes cênicas da ECA-USP; Maria Tendlau e Francisco Serpa Peres, orientadores de artes dramáticas do TUSP; Eduardo Bione, doutorando em Literatura na Universidade de Brasília (UnB); Camila Chahud Sabsud e Jorge Vítor Guimarães Santos, alunos de Psicologia do IP-USP; e os alunos Letícia Alves Draghi, de Fonoaudiologia, Luis Augusto Santos Silva, de Filosofia e Roberto de Freitas Soares, de Audiovisual, da USP.