Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Série de podcasts trata da cooperação científica entre França e Brasil

Série de podcasts trata da cooperação científica entre França e Brasil

por Mauro Bellesa - publicado 07/04/2021 12:50 - última modificação 17/09/2021 09:16

Consulado Geral da França em São Paulo e o Polo Brasil (sediado no IEA) do Instituto das Américas (IdA) lançam série de podcasts e vídeos sobre cooperação científica franco-brasileira.

Christine Douxami
A antropóloga da arte Christine Douxami, convidada do primeiro episódio, durante trabalho de campo no Brasil

O público não especializado agora tem acesso a informações sobre pesquisas realizadas no âmbito de projetos de cooperação científica entre a França e o Brasil, que passam a ser divulgadas numa série de podcasts e vídeos produzidos por parceria entre o Consulado Geral da França em São Paulo (CGF) e o Polo Brasil (sediado no IEA) do Instituto das Américas (IdA), uma rede com cerca de 50 instituições francesas de ensino e pesquisa.

A série “Entre França e Brasil: atualidades da cooperação científica” é quinzenal . O primeiro episódio, já disponível, tem participação da antropóloga da arte Christine Douxami, professora de estudos teatrais na Universidade de Franche-Comté.

No podcast, Christine fala sobre o teatro feito por atores negros no Brasil, festas populares, a profissão de antropólogo e seu campo de pesquisa. No momento, ela realiza pesquisa de campo no Brasil apoiada pela representação no país de outra instituição francesa, o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD).

A produção da série é da MS Produção Sonora. A apresentadora é Nadège Mézié, adida para Ciência e a Tecnologia do CGF.

Foto: arquivo pessoal de Christine Deuxami