Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / As propostas para alimentação saudável e suas implicações no cotidiano das escolas

por Mauro Bellesa - publicado 13/10/2015 16:15 - última modificação 23/10/2015 15:12

O "5º Seminário Integração Serviço-Pesquisa: o Caso Cren-Unifesp-IEA – Políticas de Alimentação Saudável: Propostas e suas Implicações no Cotidiano da Escola" acontece no dia 29 de outubro, das 9 às 17h, no Auditório da Faculdade de Educação (FE) da USP.
Merenda escolar

O crescimento nos índices de obesidade e sobrepeso entre crianças e adolescentes e as implicações do Guia Alimentar para a População Brasileira para o Programa Nacional de Alimentação Escolar serão discutidos no seminário Políticas de Alimentação Saudável: Propostas e suas Implicações no Cotidiano da Escola, no dia 29 de outubro, das 9 às 17h, no Auditório da Faculdade de Educação (FE) da USP. Este é o quinto encontro da série que trata da integração serviço-pesquisa por meio de estudo do caso Cren-Unifesp-IEA.

As secretarias municipais e estaduais de educação têm proposto inúmeras iniciativas para as escolas tratarem do tema da alimentação saudável, em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Entre outras ações, essas propostas compreendem projetos curriculares; pesquisas junto à comunidade para conhecer hábitos alimentares; promoção da educação alimentar e nutricional; e práticas de compra, produção e distribuição da merenda aos alunos na escola.

De acordo com os organizadores do seminário, essas iniciativas governamentais precisam ser conhecidas e analisadas pelos pesquisadores e outros profissionais dedicados à proposição de políticas públicas para as escolas. "A literatura na área", explicam, "tem mostrado que não basta a proposição de políticas se não houver diálogo com as práticas já existentes na escola e com as dificuldades do cotidiano escolar para a sua efetiva implantação". O seminário propõe-se a estabelecer esse diálogo.

A organização do encontro é do Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza, Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren) e da Unifesp Campus Baixada Santista, com apoio da Faculdade de Educação (FE) da USP.

O público-alvo são estudantes de graduação e pós-graduação, professores da rede de ensino básico, gestores públicos, pesquisadores, organizações da sociedade civil, membros da comunidade escolar e demais interessados no assunto.

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, que devem se inscrever via formulário online. Haverá transmissão ao vivo pela internet. Mais informações podem ser obtidas com Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678.

Programação

Dia 29 de outubro, das 9 às 17h
Auditório da Faculdade de Educação, Avenida da Universidade, 309, bloco B, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto ao público, mediante