Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Néstor García Canclini toma posse na Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência

Néstor García Canclini toma posse na Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência

por Mauro Bellesa - publicado 18/09/2020 12:55 - última modificação 06/10/2020 11:34

Néstor García Canclini
Néstor García Canclini

O antropólogo cultural Néstor García Canclini, da Universidade Autônoma Metropolitana da Cidade do México, toma posse como novo titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência em cerimônia virtual disponível no site do IEA a partir de 6 de outubro, às 17h.

Para superar as limitações impostas pela pandemia do coronavírus, os depoimentos de todos os participantes do evento foram gravados e ficarão disponíveis separadamente numa página especial na web. O público poderá escolher o que e quando assistir.

Parceria entre o IEA e o Itaú Cultural iniciada em 2015, a cátedra muda de titular a cada ano. Canclini é o primeiro estrangeiro a ser escolhido para ocupar a cátedra e sucede ao curador e crítico de arte Paulo Herkenhoff e à biomédica Helena Nader, titulares em 2019. Durante sua participação na cátedra, Canclini desenvolverá o projeto "A Institucionalidade da Cultura no Contexto Atual de Mudanças Socioculturais".

Na posse, ele fará a conferência "As Instituições Fora de Lugar". Em outro vídeo, Canclini participa do triálogo “A Desinstitucionalização da Cultura", com o professor José Teixeira Coelho Netto e a antropóloga social Carla Pinochet Cobos, da Universidade Alberto Hurtado, Chile. Além deles, participam da cerimônia: Herkenhoff e Nader; o reitor da USP, Vahan Agopyan; o diretor do IEA, Guilherme Ary Plonski; o coordenador acadêmico da cátedra, Martin Grossmann; o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron; e Maria Alice Setubal, representante da família Setubal. Teixeira Coelho também fará a apresentação de Canclini, em um vídeo específico.

Projeto

Em sua proposta de trabalho na cátedra, Canclini afirma que dois processos se destacam entre aqueles promotores de mudanças de desenvolvimento e funções sociais das instituições culturais públicas e privadas nas últimas décadas: as políticas neoliberais e a internet.

Titulares anteriores

A Cátedra Olavo Setubal de Arte. Cultura e Ciência já foi ocupada por cinco personalidades da ciência, cultura e humanidades:

  • 2016 - o filósofo e sociólogo Sérgio Paulo Rouanet;
  • 2017 - o designer gráfico e gestor cultural Ricardo Ohtake;
  • 2018 - a educadora a ativista sociocultural Eliana Sousa Silva;
  • 2019 - o curador e crítico de arte Paulo Herkenhoff e a biomédica Helena Nader, da Unifesp.

Relacionado

Notícias



Outras notícias
sobre a cátedra

Segundo ele, políticas neoliberais enfraqueceram os estados e seus orçamentos, bem como reorientaram o trabalho de algumas fundações, editoras, museus e centros culturais e artísticos para um "rendimento econômico de curto prazo".

Quanto à internet, Canclini considera que, além da reorganização da comunicação cultural e da participação social promovidas por ela desde seu surgimento, nos últimos 15 anos houve o impacto das "redes socais e do controle algorítmico dos comportamentos, com rendimentos mercantis e seus efeitos sociopolíticos a cargo de poucas corporações eletrônicas".

Essas duas transformações geraram, diz, uma "descidanização e o deslocamento parcial das cenas político-culturais dos partidos para movimentos sociais e desempenhos midiáticos e digitais dos públicos".

Para ele, a diminuição das formas clássicas de exercer a cidadania - via partidos, sindicatos e instituições fisicamente estabelecidas - "coexiste com movimentos feministas, raciais e étnicos, ambientalistas e de vizinhança, rebeliões e adaptação dos consumidores-usuários da produção cultural das corporações e organismos estatais".

[O caderno "Ilustríssima" da edição de 4 de outubro do jornal "Folha de S.Paulo" publicou o artigo de Canclini "Instituições culturais versus aplicativos", no qual ele discuti vários aspectos relacionados com seu projeto na cátedra, entre os quais o processo de descidanização, a obsolescência de instituições (partidos, sindicatos e igrejas) e a possibilidade de retomada da cidadania via aplicativos e redes sociais.]

Canclini pretende realizar uma análise das modalidades recentes de desenvolvimento institucional e dos movimentos sociais, principalmente no Brasil, tendo como referências comparativas as experiências específicas de Argentina, México e outros países latino-americano. O projeto será desenvolvido com a colaboração do pós-doutorando Juan Ignacio Brizuela, especialista em políticas culturais e interculturalidade.

Os dois reunirão material documental, estatístico e etnográfico sobre esses temas e publicarão no mínimo dois artigos científicos sobre os resultados do estudo. Em razão das limitações impostas pela pandemia, a interação entre eles será por teleconferência. Caso a situação de segurança sanitária no primeiro semestre de 2021 permita, Brizuela irá ao México para que os dois possam trabalhar de forma presencial.

Eles também produzirão três boletins ao longo do período de trabalho para divulgar as experiências documentas e suas análises para um público mais amplo que o acadêmico.

No segundo semestre de 2021, Canclini realizará um seminário com professores e doutorandos e participação, se possível, de líderes ou atores relevantes de movimentos socioculturais.

Trajetória

Nascido em La Plata, Argentina, em 1939 e radicado no México desde 1976, Canclini é doutor em filosofia pela Universidade de La Plata e pela Universidade Paris Nanterre. Lecionou em universidades dos Estados Unidos (Austin, Duke e Stanford), Espanha (Barcelona), Argentina (La Plata e Buenos Aires) e na USP.

Em 2014, recebeu o Prêmio Nacional de Ciências e Artes do México. Seu livro “Culturas Híbridas: Estrategias para Entrar y Salir de la Modernidad” (1990) foi agraciado com menção honrosa do Premio Iberoamericano Book Award da Latin American Studies Association de 1992.

Além de "Culturas Híbridas" (publicado pela Edusp em 1997 e já em sua 4ª edição), outros de seus princiapis livros são "Consumidores y Ciudadanos: Conflictos Multiculturales de la Globalización" (1995), La Globalización Imaginada (1999); "Diferentes, Desiguales y Desconectados: Mapas de la Interculturalidad" (2004). Seu obra mais recente é "Ciudadanos Reemplazados por Algoritmos" (2019) [clique aqui para baixar a versão digital].

As relações entre estética, arte, antropologia, estratégias criativas e redes culturais dos jovens são as preocupações atuais de Canclini. Ele examina e mundialização e as mudanças culturais na América Latina a partir da análise das mesclas entre entre culturas, etnias, referências midiáticas, populares e tradicionais. Outros temas de seu interesse no momento são aqueles relacionados tanto às políticas culturais quanto às relações entre tecnologia e cultura.


Posse de Néstor García Canclini na Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência
6 de outubro, 17h
Cerimônia virtual em vídeo - Não é preciso se inscrever

Foto: Titi Nicola - CC BY-SA