Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Mulheres indígenas tomam posse em 1º de março como titulares da Cátedra Olavo Setubal

Mulheres indígenas tomam posse em 1º de março como titulares da Cátedra Olavo Setubal

por Mauro Bellesa - publicado 20/02/2024 12:20 - última modificação 22/02/2024 16:46

"Cerimônia de Posse das Lideranças Indígenas como Titulares da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência" será realizada no dia 1º de março, às 10h, na Sala do Conselho Universitário.

Arissana Pataxó, Francy Baniwa e Sandra Benites - janeiro/2024
A partir da esq., Arissana Pataxó, Francy Baniwa e Sandra Benitesz na sede do IEA, em janeiro

As líderes indígenas Arissana Pataxó, Francy Baniwa e Sandra Benites tomam posse no dia 1º de março, às 10h, como novas titulares da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, parceria do IEA com o Itaú Cultural. A cerimônia (aberta ao público) será realizada na Sala do Conselho Universitário da USP e terá transmissão ao vivo pela internet. Para acompanhar presencialmente, é necessário realizar inscrição prévia.

As três desenvolverão o programa de pesquisa “Caminho da Cutia: Territórios e Saberes das Mulheres Indígenas”, que tratará dos conhecimentos e atividades das mulheres indígenas a partir de experiências em diversas áreas, do trabalho das parteiras à produção de cerâmica, do cultivo de roças à educação escolar, como também de suas atuações na política, na academia, nas artes e em outras áreas.

A ideia é propiciar espaços, interações e ações que contribuam para um diálogo frutífero entre a Universidade e os povos indígenas, no que concerne aos conhecimentos propriamente ditos, mas também aos modos de conhecer e de transmitir conhecimentos. Ao longo de 2024, as catedráticas pretendem proporcionar tanto o compartilhamento de saberes e cosmovisões de suas próprias etnias com os não-indígenas, quanto também trocas e aproximações entre diferentes povos indígenas.

Relacionado

Notícia

Perfis

Artista visual, professora e pesquisadora, Arissana nasceu em Porto Seguro (BA) e integra a etnia pataxó. É mestre em estudos étnicos e africanos pela UFBA, onde desenvolve pesquisa de doutorado em artes visuais, área de sua graduação na mesma universidade. Em seu trabalho artístico, trata da realidade indígena e de sua interação com outras realidades contemporâneas, fazendo uso de várias técnicas e suportes.  interação.

Francy Baniwa é antropóloga, escritora, fotógrafa, cineasta e doutoranda em antropologia social na UFRJ, onde tornou-se mestre na mesma área, depois de graduar-se em sociologia pela Universidade Federal do Amazonas. Ela faz parte da comunidade Wanaliana, na Terra Indígena Alto Rio Negro, em São Gabriel da Cachoeira (AM), e têm atuado no movimento indígena da região há mais de 10 anos.

Doutoranda em antropologia na UFRJ, Sandra Benites é diretora de Artes Visuais da Funarte e atua como curadora de arte, educadora a ativista do povo guarani nhandeva. Natural da Terra indígena Porto Lindo, em Japorã (MS), tornou-se mestre em antropologia social pelo programa de pós-graduação do Museu Nacional da UFRJ. Foi curadora adjunta de Arte Brasileira no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp).

Despedida

A cerimônia terá também discurso de despedida da escritora e educadora Conceição Evaristo, titular da cátedra em 2022 e 2023, e exposição da educadora Ana Maria Rabelo Gomes, da UFMG, paraninfa das três novas titulares.

A abertura do evento terá falas institucionais de: Martin Grossmann, coordenador acadêmico da cátedra; Roseli de Deus Lopes, vice-diretora do IEA; Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú; Maria Alice Setubal, representante da família Setubal; e Maria Arminda do Nascimento Arruda, vice-reitora da USP.


Cerimônia de Posse das Lideranças Indígenas como
Titulares da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência
1º de março, 10h
Sala do Conselho Universitário, rua da Reitoria, 374, Cidade Universitária, São Paulo 
Participação presencial mediante inscrição online prévia. Transmissão ao vivo pela internet (não é preciso se inscrever)
Mais informações: com Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678
Página do evento

Foto: Leonor Calasans, com edição de Tie Ito, ambas do IEA-USP