Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Mulheres indígenas tomam posse em 1º de março como titulares da Cátedra Olavo Setubal

por Mauro Bellesa - publicado 20/02/2024 12:20 - última modificação 22/02/2024 16:46

"Cerimônia de Posse das Lideranças Indígenas como Titulares da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência" será realizada no dia 1º de março, às 10h, na Sala do Conselho Universitário.

Arissana Pataxó, Francy Baniwa e Sandra Benites - janeiro/2024
A partir da esq., Arissana Pataxó, Francy Baniwa e Sandra Benitesz na sede do IEA, em janeiro

As líderes indígenas Arissana Pataxó, Francy Baniwa e Sandra Benites tomam posse no dia 1º de março, às 10h, como novas titulares da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, parceria do IEA com o Itaú Cultural. A cerimônia (aberta ao público) será realizada na Sala do Conselho Universitário da USP e terá transmissão ao vivo pela internet. Para acompanhar presencialmente, é necessário realizar inscrição prévia.

As três desenvolverão o programa de pesquisa “Caminho da Cutia: Territórios e Saberes das Mulheres Indígenas”, que tratará dos conhecimentos e atividades das mulheres indígenas a partir de experiências em diversas áreas, do trabalho das parteiras à produção de cerâmica, do cultivo de roças à educação escolar, como também de suas atuações na política, na academia, nas artes e em outras áreas.

A ideia é propiciar espaços, interações e ações que contribuam para um diálogo frutífero entre a Universidade e os povos indígenas, no que concerne aos conhecimentos propriamente ditos, mas também aos modos de conhecer e de transmitir conhecimentos. Ao longo de 2024, as catedráticas pretendem proporcionar tanto o compartilhamento de saberes e cosmovisões de suas próprias etnias com os não-indígenas, quanto também trocas e aproximações entre diferentes povos indígenas.

Relacionado

Perfis

Artista visual, professora e pesquisadora, Arissana nasceu em Porto Seguro (BA) e integra a etnia pataxó. É mestre em estudos étnicos e africanos pela UFBA, onde desenvolve pesquisa de doutorado em artes visuais, área de sua graduação na mesma universidade. Em seu trabalho artístico, trata da realidade indígena e de sua interação com outras realidades contemporâneas, fazendo uso de várias técnicas e suportes.  interação.

Francy Baniwa é antropóloga, escritora, fotógrafa, cineasta e doutoranda em antropologia social na UFRJ, onde tornou-se mestre na mesma área, depois de graduar-se em sociologia pela Universidade Federal do Amazonas. Ela faz parte da comunidade Wanaliana, na Terra Indígena Alto Rio Negro, em São Gabriel da Cachoeira (AM), e têm atuado no movimento indígena da região há mais de 10 anos.

Doutoranda em antropologia na UFRJ, Sandra Benites é diretora de Artes Visuais da Funarte e atua como curadora de arte, educadora a ativista do povo guarani nhandeva. Natural da Terra indígena Porto Lindo, em Japorã (MS), tornou-se mestre em antropologia social pelo programa de pós-graduação do Museu Nacional da UFRJ. Foi curadora adjunta de Arte Brasileira no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp).

Despedida

A cerimônia terá também discurso de despedida da escritora e educadora Conceição Evaristo, titular da cátedra em 2022 e 2023, e exposição da educadora Ana Maria Rabelo Gomes, da UFMG, paraninfa das três novas titulares.

A abertura do evento terá falas institucionais de: Martin Grossmann, coordenador acadêmico da cátedra; Roseli de Deus Lopes, vice-diretora do IEA; Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú; Maria Alice Setubal, representante da família Setubal; e Maria Arminda do Nascimento Arruda, vice-reitora da USP.

Cerimônia de Posse das Lideranças Indígenas como
Titulares da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência
1º de março, 10h
Sala do Conselho Universitário, rua da Reitoria, 374, Cidade Universitária, São Paulo