Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Primeiro evento de ciclo de palestras realizado pelo Polo São Carlos mostra avanços no estudo do cérebro humano

por Thais Cardoso - publicado 06/03/2015 15:40 - última modificação 11/08/2015 16:55

MG_2383_edit.jpgUma oportunidade de conhecer melhor a história da ciência no mundo, pontuada por dicas para estudantes e profissionais iniciantes de como planejar seu futuro e finalizada com uma história pessoal que resultou em um equipamento inovador para salvar a vida de milhares de pessoas. Assim pode ser resumida a noite de ontem (05/03) para cerca de 80 pessoas que compareceram à abertura do Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social no Museu da Ciência Mário Tolentino, em São Carlos.

O Ciclo tem como objetivo apresentar os trabalhos que pesquisadores de São Carlos e do Brasil desenvolvem em universidades e institutos de pesquisa, e de que forma elas trazem benefícios ao cotidiano e à sociedade. A abertura contou com a palestra do físico e coordenador de projetos do IEA Polo São Carlos Sérgio Mascarenhas, um dos maiores nomes de São Carlos no cenário da ciência mundial. Mascarenhas  apresentou algumas propostas de ação de sua autoria na área de educação e também mostrou um sensor para monitoramento da pressão intracraniana de forma não-invasiva, que em breve estará disponível em hospitais.

Também participaram da abertura o supervisor da Secretaria Municipal da Educação Benedito Inácio Bueno Rosa, que representou o prefeito Paulo Altomani e a secretária municipal da Educação Regina Célia Garcia Ferreira, e o coordenador do Núcleo de Apoio ao Software Livre (NAPSoL), sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) da USP, José Carlos Maldonado. A realização do Ciclo de Palestras é fruto de uma parceria entre o Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP, o NAPSoL e o Museu da Ciência Mário Tolentino.

Próxima palestra

No dia 19 de março, será realizada a segunda palestra do Ciclo, desta vez com a professora do ICMC-USP, Roseli Romero. Ela vai falar sobre a robótica móvel, uma área de pesquisa multidisciplinar que ocupa um papel cada vez mais importante na sociedade.

A docente vai apresentar os principais robôs existentes e suas aplicações, além de mostrar como funciona a estrutura básica de um robô móvel e quais as iniciativas nessa área em São Carlos e no Brasil.

A palestra será no Museu da Ciência Mário Tolentino, às 19h30. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (16) 3307 6903 ou pelo e-mail cienciaeriquezasocial@gmail.com.