Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Estratégias especulativas no mercado de commodities e de terras é tema de novo professor visitante

por Mauro Bellesa - publicado 08/03/2024 13:15 - última modificação 11/03/2024 10:21

O economista e sociólogo Sérgio Pereira Leite, da UFRRJ, iniciou no dia 1º de março um período de três meses como professor visitante do IEA.

Sérgio Pereira Leite

O economista e sociólogo Sérgio Pereira Leite, professor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), iniciou no dia 1º de março um período de três meses como professor visitante do IEA. Ele está desenvolvendo o projeto “Financeirização da Terra e da Agricultura no Brasil: Quando Novos Atores Sociais Entram em Campo”, parte de um trabalho de maior amplitude com apoio do CNPq e da Faperj.

O objetivo do estudo no IEA é identificar e analisar os processos de financeirização que envolvem os ativos fundiários e o setor agrícola e com isso propor um marco teórico-analítico adequado, no âmbito das ciências sociais, que permita compreender as transformações no meio rural brasileiro de 2000 a 2025, sobretudo aquelas estimuladas pela legislação recente, com destaque para a Lei do Agro (13.986/2020) e a Lei do Fiagro (14.130/21).

Leite tratará principalmente dos processos relacionados com as estratégias especulativas no mercado de commodities e no mercado de terras, analisando as implicações dessa especulação em áreas selecionadas para o estudo, com destaque para a região do Matopiba (acrônimo para Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

A intenção é levantar evidências do funcionamento desses processos de financeirização e suas implicações nos níveis social, econômico, político e ambiental. Com isso, o pesquisador espera compreender de forma mais sistemática o papel desempenhado pelo Estado por meio de políticas setoriais (financiamento/crédito, regularização fundiária e outras) e do marco jurídico-legal em reformulação nos últimos anos.

O estudo também permitirá avaliar em que medida os processos de certificação digital de imóveis rurais se expandem nesse movimento de apropriação e financeirização da terra e passam a ser utilizados nos novos dispositivos de políticas fundiárias.

Perfil

Na UFRRJ, Leite é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, onde coordena dois grupos de pesquisa: o Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura (Oppa) e o Grupo de Estudos em Mudanças Sociais, Agronegócio e Políticas Públicas (Gemap). É pesquisador também do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento.

Leite é doutor pelo Instituto de Economia da Unicamp e realizou mestrado em ciências sociais em desenvolvimento, agricultura e sociedade na UFRRJ, tendo cursado a graduação em economia na Unesp. Cumpriu programas de pós-doutorado na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais e no Instituto de Altos Estudos sobre a América Latina, ambos na França, e na Universidade da Cidade de Nova York, EUA.

Foto: Christian Rodrigues