Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Carla Ventura assume coordenação do Polo Ribeirão Preto do IEA

Carla Ventura assume coordenação do Polo Ribeirão Preto do IEA

por Thais Cardoso - publicado 04/08/2023 11:20 - última modificação 07/08/2023 14:04

Carla Aparecida Arena Ventura é a primeira mulher a coordenar o polo

A professora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP Carla Aparecida Arena Ventura é a nova coordenadora do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto. A nomeação foi homologada pela reitoria da universidade nesta quinta, dia 3. É a primeira vez nos 14 anos de existência do polo que uma mulher assume a coordenação.

Carla ocupava desde 2019 o cargo de vice-coordenadora do IEA-RP e já tinha atuado no instituto anteriormente, representando o IEA em 2018 na Intercontinental Academia (ICA), um programa da University-Based Institutes for Advanced Study (Ubias) rede que reúne mais de 40 institutos de estudos avançados de universidades de todos os continentes. Ela substitui Antonio José da Costa Filho, que coordenou o polo de 2019 a 2023.

A nova coordenadora do IEA-RP possui graduação em Relações Internacionais pela UnB e em Direito pela Unesp, especialização em Administração pela USP, mestrado em Direito pela Unesp e doutorado em Administração pela USP. Defendeu sua Livre Docência em 2011 pela EERP-USP, onde atualmente é professora titular do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas. Em 2020, foi indicada dentre as 250 mulheres protagonistas da ciência no Brasil pelo projeto Open Box da Ciência do Instituto Serrapilheira. Possui experiência nas áreas de Saúde e Enfermagem Global, Direito Internacional da Saúde e Proteção Internacional dos Direitos Humanos, Bioética e Legislação em Enfermagem, Saúde Mental e Direitos Humanos, Participação e Controle Social e o Direito à Saúde, Diplomacia em Saúde e Enfermagem, Administração Pública e Metodologias Sistêmicas.

Para receber informações sobre atividades realizadas pelo IEA-RP, inscreva-se em nossa newsletter ou faça parte de nossos grupos de notícia no Whatsapp e no Telegram.