Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Professores da USP já podem se inscrever na seleção do Programa Ano Sabático 2024

por Fernanda Rezende - publicado 15/02/2023 11:50 - última modificação 16/02/2023 10:30

Inscrições para o processo seletivo vão até as 15h do dia 19 de junho.

Docentes da USP interessados em participar da edição 2024 do Programa Ano Sabático do IEA têm até as 15h do dia 19 de junho para se inscrever no processo seletivo. O programa é uma parceria do Instituto com a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e é aberto a docentes de todas as áreas. Os projetos podem estar vinculados a São Paulo ou aos polos (São Carlos, Ribeirão Preto e Piracicaba, em fase de ativação).

De acordo com a resolução que regulamenta o programa (7069/2015), podem se candidatar docentes com no mínimo sete anos de efetivo exercício de suas funções em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), completados até a data de início da pesquisa. A atuação no programa pode ser de seis meses ou um ano.

Para efetuar sua inscrição, o candidato deve enviar, via formulário on-line [é necessário fazer login com conta USP], súmula curricular [seguindo o modelo fapesp.br/5266], projeto de pesquisa e as concordâncias para sua participação no programa emitidas pelo conselho de departamento (ou colegiado equivalente) e pela congregação (ou instância equivalente) da sua unidade. Essas autorizações são necessárias para que o docente seja dispensado de todas as atividades na unidade, de maneira a poder atuar exclusivamente no IEA durante o período sabático. Veja mais detalhes no edital completo.

O resultado da seleção será divulgado em 27 de setembro. Os docentes selecionados deverão iniciar suas pesquisas até março do próximo ano. No caso de participação por seis meses com início no segundo semestre de 2024, as atividades devem começar até agosto.

Cada selecionado receberá auxílio de R$ 6 mil por semestre de atuação no programa. Os recursos deverão ser utilizados em despesas referentes ao projeto, tais como passagens aéreas, diárias, auxílio a pesquisadores e despesas com terceiros.

Com os integrantes da oitava edição (2023), que iniciaram suas pesquisas este mês, já são 56 os docentes da Universidades participantes do Programa Ano Sabático do IEA [veja quem são eles em cada edição: 20162017201820192020202120222023].