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Oito professores da USP são selecionados para o Programa Ano Sabático de 2023

por Leandra Rajczuk Martins - publicado 04/10/2022 13:35 - última modificação 17/10/2022 17:06

O Conselho Deliberativo (CD) do IEA escolheu oito professores da USP para participar do Programa Ano Sabático 2023. O resultado da chamada da mais recente edição foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na última quarta-feira, dia 28 de setembro. Criado em junho de 2015, a partir da publicação da Resolução 7.069, o programa já recebeu mais de 50 participantes.

Serão realizados projetos sobre os seguintes temas: humanidades digitais, democracia brasileira, teatralidade modernista, história da filosofia, estado plurinacional, produção imobiliária, luto e saúde planetária.

Os selecionados são: Diana Gonçalves Vidal, da Faculdade de Educação (FE); Esther Imperio Hamburger e Luiz Fernando Ramos, ambos da Escola de Comunicações e Artes (ECA); Marco Antonio de Ávila Zingano, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH); Marcos Bernardino de Carvalho, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH); Paula Freire Santoro, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU); Regina Szylit e Renata Eloah de Lucena Ferreti-Rebustini, as duas da Escola de Enfermagem (EE).

O programa, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP-USP), concede auxílio de até 12 mil reais a cada participante para auxiliar na execução da pesquisa. Para que possam se dedicar a pesquisas individuais interdisciplinares durante seis meses ou um ano, os selecionados ficam dispensados de atividades didáticas e administrativas em suas unidades de origem.

Podem participar das seleções anuais do programa os professores enquadrados há sete anos no Regime de Dedicação Integral à Docência e Pesquisa (RDIDP). Durante o sabático, cada participante deve realizar ao menos uma conferência pública por semestre de participação e produzir um artigo inédito e original ou outro produto acadêmico, como livro, exposição, documentário em vídeo ou obra de arte, por exemplo.

A seguir, os escolhidos para 2023 e seus projetos de pesquisa com respectivos períodos de duração.


Diana Gonçalves Vidal - PerfilDiana Gonçalves Vidal (FE)

Projeto: e-História da educação: uma abordagem crítica das humanidades digitais

Período: 1 ano

A investigação tem por propósito aprofundar a reflexão sobre as humanidades digitais, em particular dirigindo o enfoque para a história da educação. Para tanto, pretende coligir a produção acadêmica nacional e internacional sobre a temática, considerando que este campo transdisciplinar em desenvolvimento agrega dispositivos e perspectivas analíticas das ciências humanas e sociais, enquanto mobiliza as ferramentas e abordagens abertas pela tecnologia digital.

Nesse sentido, propõe socializar a pesquisa por meio de minicurso, conferências, podcasts e organização de um seminário internacional, além da criação de um grupo de pesquisa, envolvendo pesquisadores nacionais e estrangeiros, provenientes de campos disciplinares distintos, mas com preocupações correlatas aos objetivos principais da investigação. O projeto visa dar continuidade à pesquisa iniciada com apoio do Edital de Apoio a Projetos Integrados de Pesquisa em Áreas Estratégicas (PIPAE) da PRP-USP.

Diana Vidal é professora titular em História da Educação da FE-USP. Foi diretora do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP) entre os anos de 2018 e 2022. Atua principalmente com os seguintes temas: história transnacional da educação, cultura escolar, escola nova, práticas escolares de leitura e escrita, historiografia e circulação internacional de modelos e práticas pedagógicas. Publicou em 2013 seu primeiro livro infantil, intitulado Flora. Em 2015, saiu sua segunda publicação para crianças: Memel.

Esther Império Hamburger - PerfilEsther Imperio Hamburger (ECA)

Projeto: Memória, Audiovisual e Democracia no Brasil Contemporâneo

Período: 1 ano

O projeto pretende discutir a crise da democracia brasileira a partir de um mapeamento da circulação de imagens sonoras, no cinema, na televisão e nas mídias digitais. Recorta o tema das desigualdades a partir dos anos 1980 como eixo transversal. “Rastreio obras audiovisuais que estenderam a amplitude da democracia brasileira ao introduzir questões éticas e estéticas sobre como filmar a desigualdade e a discriminação de classe, cor e gênero sem contribuir para reforçar a discriminação”.

A contribuição de cineastas femininas, até o momento insuficientemente reconhecidas, é o objeto da pesquisa proposta. “Resgatar essas contribuições femininas é uma forma de contribuir para reforçá-las como alternativa a discursos de ódio que, em bunkers virtuais, ameaçam as possibilidades de ‘viver junto’”. A pesquisadora também pretende se concentrar na redação de um ensaio a ser publicado em forma de livro a partir de artigos sobre obras específicas que expressam o debate existente sobre como filmar e encarar as desigualdades sociais presentes na geografia e nas paisagens urbanas, arquitetônicas e humanas em perspectiva interseccional.

Esther Hamburger é professora titular de História do Cinema e do Audiovisual e de Projeto do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA-USP. Atua na confluência da Crítica e dos Estudos de Cinema e Televisão e Antropologia, na abordagem de temas como desigualdades sociais, relações de gênero e raça no cinema, na televisão e nas mídias digitais contemporâneas e na história recente. Foi diretora do CINUSP Paulo Emílio de 2010 até 2014. Atualmente é coordenadora do Laboratório de Investigação e Crítica Audiovisual (LAICA) e presidente da Associação Cultural Kinoforum.

Luiz Fernando Ramos - PerfilLuiz Fernando Ramos (ECA)

Projeto: Quatro ensaios sobre a teatralidade encapsulada na cena modernista brasileira: A teatralidade modernista em Mário de Andrade; A dramaturgia moderna- contemporânea de Oswald de Andrade; A Performatividade antropológica de Flávio de Carvalho; A crítica teatral modernista de Alcântara Machado.

Período: 6 meses

A proposta desenvolve-se em torno da cena modernista brasileira, pensada em sua virtualidade nas décadas de 1920 e 1930 e a partir das viagens à Europa de nomes cruciais do modernismo no Brasil: Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Flávio de Carvalho e Antônio de Alcântara Machado. Parte de projeto em curso iniciado em 2020 no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) intitulado Uma virtual Cena Modernista: três viajantes na Europa das vanguardas.

Em novo recorte, propõe-se a análise fina dos textos dramáticos e paratextos teatrais destes quatro escritores de distintas perspectivas, o foco é nas raízes e nos processos de consolidação da própria ideia de um teatro moderno no Brasil. “São textos dramáticos de naturezas diversas, mas que agregam em si traços notáveis de potencial teatralidade modernista”.

Luiz Fernando Ramos é professor titular e atual chefe do Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP. Encenador, dramaturgo e documentarista é um dos coordenadores da coleção Artes Performativas e Filosofia da editora Annablume. Foi crítico de teatro do jornal Folha de S.Paulo, entre os anos de 2008 e 2013. De 2018 a 2019 foi representante (suplente) dos professores associados da USP no Conselho Universitário (CO). É consultor ad hoc do CNPq, da Capes e da Fapesp.

Marco Antonio de Ávila Zingano - PerfilMarco Antonio de Ávila Zingano (FFLCH)

Projeto: Racionalidade Prática em Aristóteles

Período: 1 ano

O projeto está centrado em torno de estudos sobre a racionalidade prática em Aristóteles. Em termos concretos, propõe-se fazer uma tradução comentada do livro Tratado da Prudência, clássico nomeado como o Livro VI da Ética Nicomaqueia, o tratado aristotélico sobre a prudência, que é a virtude intelectual que opera no interior da virtude moral.

“A Ética Nicomaqueia não somente é uma das principais obras de Aristóteles, como é uma das obras centrais na história da filosofia. É possivelmente o texto mais comentado de Aristóteles ao longo dos séculos”, argumenta. “Ademais de seu interesse histórico, tornou-se um texto de referência na filosofia moral contemporânea”.

Simultaneamente, serão organizados dois seminários, um em cada semestre, sobre problemas ligados à racionalidade prática, envolvendo professores de outras instituições, nacionais e internacionais.

Marco Antonio Zingano é professor titular do Departamento de Filosofia da FFLCH-USP. Em 2005, apresentou sua tese de livre docência Estudo de Ética Antiga. Tem um pós-doutorado pela Universidade de Oxford e um outro pela Ecole Normale Supérieure Rue D'ulm Paris. Fez doutorado em filosofia pela Ecole des Hautes Études en Sciences Socialies (EHESS). É mestre em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), instituição na qual também se graduou em filosofia.

Marcos Bernardino de Carvalho - PerfilMarcos Bernardino de Carvalho (EACH)

Projeto: Bem viver, Estado Plurinacional e os novos horizontes biocivilizatórios

Período: 1 ano

O projeto tem como meta produzir um estado da arte da situação dos Estados Plurinacionais na América Latina, além de investigar, dentre setores de formação de opinião e lideranças de movimentos sociais, a recepção e compreensão dessa ideia, buscando verificar a noção que o público-alvo tem sobre a questão, bem como a importância e o significado que lhe atribuem para a realidade brasileira e latino-americana.

O intuito é realizar um mapeamento do estágio atual e das perspectivas de implantação da plurinacionalidade nos países e nas pautas dos movimentos sociais e dos formadores de opinião da América Latina. Entre os objetivos específicos, cogita-se divulgar a ideia, a importância e o papel dos Estados Plurinacionais, especialmente, para facear a crise socioambiental entre multiplicadores de opinião crítica, no âmbito das universidades públicas brasileiras.

Carvalho é professor associado vinculado ao curso de Gestão Ambiental e ao Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política – ProMuSPP da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP), além do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana (FFLCH-USP). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Fundamentos Teóricos da Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, abordagens integradas (socioambientais), ensino de geografia, sociedade/meio ambiente, epistemologia e história da ciência geográfica e das ciências sociais.

Paula Freire Santoro - PerfilPaula Freire Santoro (FAU)

Projeto: A diversidade da produção imobiliária e a regulação dos eixos de estruturação urbana no Plano Diretor Estratégico de São Paulo 2014

Período: 6 meses

A pesquisa intenciona analisar a produção imobiliária em São Paulo antes e após a aprovação do Plano Diretor Estratégico 2014, sem estudá-la como objeto em si, mas aferindo como se relaciona com a regulação urbana: seus objetivos, índices e instrumentos. E aprofundar seus efeitos em termos de enfrentamento do quadro de necessidades habitacionais do município através, por exemplo, do estímulo à alteração de modo de mobilidade dos transportes individuais motorizados (carro e moto) para os coletivos.

“Este projeto parte de uma investigação mais ampla que tem observado as dinâmicas imobiliárias de forma integrada à regulação urbana, e pretende fazer um recorte dentro deste escopo com o objetivo de compreender estas dinâmicas no entorno dos principais eixos de mobilidade urbana da cidade”.

Paula Santoro leciona nas disciplinas de Planejamento Urbano do Departamento de Projeto da FAU. Arquiteta urbanista, trabalhou, em 2009, na cooperação brasileira com o Governo de Moçambique para elaboração da Política Nacional de Habitação. Atua principalmente nos seguintes temas: plano diretor, planejamento territorial, meio ambiente, urbanismo, plano urbano, gestão social da valorização da terra, gênero, interseccionalidades, mobilidade urbana, espaço público/comum.

Regina Szylit - PerfilRegina Szylit (EE)

Projeto: Uma Chamada à Ação: Acolhimento às Crianças Enlutadas na Era da Covid (ACEEC)

Período: 6 meses

O objetivo do estudo é desenvolver um consenso sobre recomendações de melhores práticas no acolhimento às crianças enlutadas e suas famílias, embasados em princípios, nas estruturas e nos processos para a prevenção do luto complicado na era da Covid-19. Durante a pandemia, mais de cento e treze mil menores de idade perderam os pais.

“Se considerarmos as crianças e adolescentes que tinham os avós como principal cuidador, esse número é ainda maior. O luto se tornou uma pandemia dentro da pandemia da Covid. Hoje temos cerca de 0,95 milhão de pessoas enlutadas. Embora o verdadeiro impacto do Covid-19 ainda seja desconhecido, níveis consideráveis de luto continuam crescendo”.

Está prevista a organização de seminários, simpósios e elaboração de trabalhos científicos. Os resultados serão entregues em formato de publicações: dois artigos científicos e um material direcionado às diferentes instituições que será disponibilizado online gratuitamente.

Regina Szylit é professora titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica e atual diretora da EE. Em 2021, recebeu o título de fellow (membro) da Academia Americana de Enfermagem (American Academy of Nursing – FAAN), tendo sido a segunda brasileira nomeada. Fundadora da Red Internacional de Enfermería en Cuidados Paliativos/ Enf Americas OPS. Dedica-se à produção de conhecimentos relativos às áreas de enfermagem da família, morte e luto, cuidados paliativos e métodos qualitativos de pesquisa.

Renata Eloah de Lucena Ferretti-Rebustini - PerfilRenata Eloah de Lucena Ferreti-Rebustini (EE)

Projeto: Envelhecimento sustentável e saúde planetária: construção de um instrumento de medida e de um sistema de mensuração

Período: 6 meses

O projeto pretende construir um índice de avaliação de estratégias de envelhecimento sustentável para a saúde planetária e um sistema informatizado híbrido para a operacionalização desse índice. Para tanto, propõe indicadores para servir de apoio ao monitoramento da implementação de estratégias que favoreçam políticas de sustentabilidade para a preservação da saúde do planeta, destacando seu impacto social.

“De fato, há evidências de que as alterações no meio ambiente podem comprometer a saúde humana, favorecendo a ocorrência de diversas alterações no sistema orgânico que vão desde alterações nutricionais, doenças respiratórias, cardíacas e até demência. Essas alterações podem ser ainda mais impactantes quando ocorrem em pessoas mais vulneráveis, como os idosos”.

A investigação já se encontra em andamento desde janeiro de 2021 junto ao Grupo de Estudos Saúde Planetária: Uma Abordagem Transdisciplinar para a Sustentabilidade do Planeta Integrada à Saúde Humana (IEA-USP), coordenado pelo professor Antônio Mauro Saraiva (Poli-USP). Está prevista a organização de um simpósio internacional sobre o tema com participação de colaboradores do Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Itália e França.

Renata Rebustini é professora associada do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica e presidente da comissão de pesquisa da EE, na qual também é líder do Grupo de Pesquisa em Enfermagem em Terapia Intensiva. Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) é pesquisadora do Laboratório de Métodos Psicométricos e Experimentais da Universidade de Quebec, no Canadá. Tem experiência na área com ênfase em Enfermagem Gerontológica e Enfermagem em Cardiologia, Terapia Intensiva e Psicometria.

Fotos (a partir do alto): Cecília Bastos/Jornal da USP, ECA-USP, Plataforma Lattes, FFLCH/USP, FFLCH/USP, Leonor Calasans/IEA-USP, Jornal da USP, Ricardo Matos Castellani