Docentes da USP já podem se inscrever na seleção do Programa Ano Sabático 2023
Professores da USP interessados em participar da edição 2023 do Programa Ano Sabático do IEA têm até as 15h do dia 20 de junho para se inscrever no processo seletivo. O programa é uma parcerica do Instituto com Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e é aberto a docentes de todas as áreas.
De acordo com a resolução que regulamenta o programa (7069/2015), podem se candidatar docentes com no mínimo sete anos de efetivo exercício de suas funções em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), completados até a data de início da pesquisa. A atuação no programa pode ser de seis meses ou um ano.
Para efetuar sua inscrição, o candidato deve enviar, via formulário on-line [é necessário fazer login com conta USP], súmula curricular, projeto de pesquisa e as concordâncias para sua participação no programa emitidas pelo conselho de departamento (ou colegiado equivalente) e pela congregação (ou instância equivalente) da sua unidade. Essas autorizações são necessárias para que o docente seja dispensado de todas as atividades na unidade, de maneira a poder atuar exclusivamente no IEA durante o período sabático.
A proposta de participação deve conter justificativa sobre a razão de a pesquisa ter de ser realizada no IEA. Os limites máximos para o projeto de pesquisa e a súmula curricular são, respectivamente, 12 e 4 páginas [veja detalhes no edital completo]. A súmula deve seguir o modelo Fapesp [disponível em fapesp.br/5266] e incluir: titulação, número de anos em efetivo exercício em RDIDP na USP e link para o currículo na Plataforma Lattes.
O resultado da seleção será divulgado em 28 de setembro. Os docente selecionados deverão iniciar suas pesquisas até março do próximo ano. No caso de participação por seis meses com início no segundo semestre de 2023, as atividades devem começar até agosto. Os participantes deverão fazer ao menos uma conferência por semestre de atuação no programa, bem como produzir trabalho científico inédito e original ou outro produto constante do projeto apresentado.
Cada selecionado receberá auxílio de R$ 6 mil para cada semestre de atuação no programa. Os recursos deverão ser utilizados em despesas referentes ao projeto, tais como passagens aéreas, diárias, auxílio a pesquisadores e despesas com terceiros.
No fim do período sabático, o docente terá até 60 dias para enviar ao IEA relatório acadêmico e documentação relativa à prestação de contas. O relatório acadêmico deve incluir breve histórico da pesquisa, resumo do que foi realizado no período, detalhamento dos progressos e resultados materializados pelos benefícios gerados, trabalhos científicos produzidos e outros produtos decorrentes da pesquisa.
Com os integrantes da sétima edição (2022),que iniciaram suas pesquisas este mês, já são 48 os docentes da Universidades participantes do Programa Ano Sabático do IEA [veja quem são ele em cada edição: 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022].