Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Programa Ano Sabático do IEA recebe inscrições para 2020

Programa Ano Sabático do IEA recebe inscrições para 2020

por Fernanda Rezende - publicado 11/04/2019 17:45 - última modificação 27/09/2019 15:05

Docentes da USP têm até 30 de junho para enviar seus projetos de pesquisa e súmulas curriculares ao IEA.

Relacionado

Edital do programa

Como encaminhar projeto

Resolução nº 7.069

Programa Ano Sabático escolhe sete pesquisadores para 2019

Professores da USP podem se inscrever até 30 de junho para o Programa Ano Sabático do IEA de 2020. Para participar da seleção, os candidatos devem enviar súmula curricular e projetos de pesquisas com duração de seis meses ou um ano e, caso sejam selecionados, comprometerem-se a atuar exclusivamente no IEA. Os participantes ficam dispensados das atividades, inclusive didáticas, em suas unidades de origem.

Regulamentado pela Resolução 7069, de junho de 2015, o Programa Ano Sabático é exclusivo para docentes USP que tenham, no mínimo, sete anos de efetivo exercício de suas funções em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP) completados até a data de início da pesquisa.

A Comissão de Pesquisa e o Conselho Deliberativo do IEA podem selecionar até seis projetos por semestre, os quais receberão um auxílio de R$ 6 mil da Pró-Reitoria de Pesquisa para cada seis meses de atividades.

Essa verba deve ser utilizada para custear, por exemplo, as conferências que os participantes se comprometem a realizar no IEA, pelo menos uma por semestre. Outra obrigação é a produção de um paper inédito e original ou outro produto aprovado em seu projeto.

Inscrição e padronização

Para se inscrever, é necessário enviar, via formulário, um projeto interdisciplinar em qualquer área do conhecimento e justificar porque sua pesquisa deve ocorrer no IEA-USP. A análise das candidaturas levará em consideração, além dos projetos, as súmulas curriculares que também devem ser submetidas (veja detalhes no edital).

O concorrente também precisa apresentar uma demonstração de aprovação de sua participação no Programa por parte do Conselho de Departamento ou colegiado equivalente, bem como por parte da Congregação ou colegiado máximo de sua unidade/órgão.

Os projetos de pesquisa devem ter no máximo 12 páginas e as súmulas, no máximo quatro páginas. Ambos devem ser submetidos em formato A4, com margens esquerda e direita de 3 cm e margens superior e inferior de 2,0 cm. As fontes podem ser Arial, tamanho 10 ou Times New Roman, tamanho 11.

Edições anteriores

A quarta turma do Programa Ano Sabático iniciou suas atividades em março deste ano. Ao final deste ciclo, 27 professores já terão passado pelo projeto. Veja os docentes selecionados para a primeirasegundaterceira e quarta edições.