Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Programa Ano Sabático para 2021 recebe inscrições até 7 de agosto

Programa Ano Sabático para 2021 recebe inscrições até 7 de agosto

por Fernanda Rezende - publicado 03/06/2020 11:15 - última modificação 05/06/2020 07:57

Parceria do IEA com a PRP-USP, o programa recebe professores da USP para realizarem projetos de pesquisa por seis meses ou um ano.
Relacionado

Edital do programa

Como encaminhar projeto

Resolução nº 7.069

Professores da USP podem se inscrever até 7 de agosto para a edição de 2021 do Programa Ano Sabático, parceria do IEA com a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP. Para a seleção, os candidatos devem enviar súmula curricular e projeto de pesquisa com duração de seis meses ou um ano, além das aprovações de participação do Conselho de Departamento ou colegiado equivalente e da Congregação ou colegiado máximo da unidade/órgão de origem do pesquisador. Isso garantirá a dispensa das atividades, inclusive didáticas, e atuação exclusivamente no IEA.

Regulamentado pela Resolução 7069, de junho de 2015, o Programa Ano Sabático é exclusivo para docentes USP que tenham, no mínimo, sete anos de efetivo exercício de suas funções em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP) completados até a data de início da pesquisa.

Os projetos selecionados receberão um auxílio de R$ 6 mil da PRP-USP para cada seis meses de atividades. Essa verba deve ser utilizada para custear, por exemplo, as conferências que os participantes se comprometem a realizar no IEA, pelo menos uma por semestre. Outra obrigação é a produção de um paper inédito e original ou outro produto aprovado em seu projeto.

Após a finalização do período sabático, o participante tem até 60 dias para enviar ao IEA relatório acadêmico e documentação relativa à prestação de contas. O relatório acadêmico deve incluir breve histórico da pesquisa, resumo do que foi realizado no período, detalhamento dos progressos e resultados materializados pelos benefícios gerados, trabalhos científicos produzidos e outros produtos originados da pesquisa.

Inscrição e padronização

Para se inscrever, é necessário enviar, via formulário, um projeto interdisciplinar em qualquer área do conhecimento e justificar porque sua pesquisa deve ocorrer no IEA-USP. A análise das candidaturas levará em consideração, além dos projetos, as súmulas curriculares que também devem ser submetidas (veja detalhes no edital).

O concorrente também precisa apresentar uma demonstração de aprovação de sua participação no Programa por parte do Conselho de Departamento ou colegiado equivalente, bem como por parte da Congregação ou colegiado máximo de sua unidade/órgão.

Os projetos de pesquisa devem ter no máximo 12 páginas e as súmulas, no máximo quatro páginas. Ambos devem ser submetidos em formato A4, com margens esquerda e direita de 3 cm e margens superior e inferior de 2,0 cm. As fontes podem ser Arial, tamanho 10 ou Times New Roman, tamanho 11.

Edições anteriores

A quinta turma do Programa Ano Sabático iniciou suas atividades em março deste ano. Ao final deste ciclo, 35 professores terão passado pelo projeto. Veja os docentes selecionados para a primeirasegundaterceira, quarta e quinta edições.