Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Projeto Biota Síntese será lançado em evento online do IEA

Projeto Biota Síntese será lançado em evento online do IEA

por Beatriz Herminio - publicado 10/05/2022 09:30 - última modificação 18/05/2022 09:39

No dia 18 de maio, das 10h às 11h, acontece o lançamento oficial do Biota Síntese - Núcleo de Análise e Síntese de Soluções Baseadas na Natureza, que integra o programa Ciência para o Desenvolvimento da Fapesp

Beija flor - Projeto biotaNo dia 18 de maio, das 10h às 11h, acontece o lançamento oficial do Biota Síntese - Núcleo de Análise e Síntese de Soluções Baseadas na Natureza, que tem sede no IEA.

O projeto integra o programa Ciência para o Desenvolvimento da Fapesp como um dos Núcleos de Pesquisa Orientada a Problemas em São Paulo (NPOP-SP). É coordenado pela Universidade de São Paulo e pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA-SP).

Online, o evento terá transmissão ao vivo pelo site do IEA, e a presença do diretor Jean Paul Metzger e do vice-diretor Rafael Barreiro Chaves, e de representantes das principais instituições parceiras:

Marco Antonio Zago, Presidente da Fapesp

Fernando Chucre, Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo

Guilherme Ary Plonski, Diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP

Luis Fernando Guedes Pinto, Diretor de Conhecimento da Fundação SOS Mata Atlântica

Marcelo Gomes Sodré, Coordenador do Instituto de Pesquisas Ambientais

Eduardo Trani, Subsecretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo

Soluções baseadas na natureza

A expressão "Solução baseada na Natureza" foi cunhada pela ​​União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) e diz respeito a um conjunto de medidas inspiradas, apoiadas ou copiadas da natureza, utilizadas para trazer soluções a questões ambientais, sociais e econômicas simultaneamente.

Visando à sustentabilidade em áreas rurais e urbanas, segundo os diretores, o Biota Síntese aplica o conceito de ciência de síntese para subsidiar políticas públicas. Ele tem o objetivo de ressignificar e sintetizar o conhecimento científico disponível para inovar e buscar soluções para problemas relacionados aos desafios da agricultura sustentável, restauração da economia de base florestal e controle de zoonoses e saúde em cidades.

A atuação do projeto é possível devido à mobilização de 27 instituições, entre as quais estão secretarias estaduais, prefeitura, universidades públicas paulistas e federais, institutos de pesquisa e organizações não governamentais da área ambiental.


Lançamento do Projeto Biota Síntese
18 de maio, das 10h às 11h
Transmissão ao vivo
Evento público e gratuito
Mais informações com Sandra Sedini (sedini@usp.br)
Página do evento