Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Projeto de divulgação científica para jovens é tema de seminário

Projeto de divulgação científica para jovens é tema de seminário

por Flávia Dourado - publicado 17/07/2015 14:20 - última modificação 05/08/2015 17:31

No dia 7 de agosto, às 10 horas, a jornalista Mariluce Moura estará no IEA para apresentar o projeto "Ciência de Rua"; a iniciativa é do Grupo de Pesquisa Observatório da Inovação e Competitividade.
Mariluce Moura
A jornalista Mariluce Moura, idealizadora do "Ciência na Rua"

O "Ciência na Rua", projeto de divulgação científica para jovens em fase de implementação, será apresentado pela jornalista Mariluce Moura em seminário que o Grupo de Pesquisa Observatório da Inovação e Competitividade (OIC) do IEA realiza no dia 7 de agosto, às 10 horas, na Sala de Eventos do Instituto. O debatedor do encontro será Mario Sergio Salerno, coordenador do OIC e professor da Escola Politécnica (Poli) da USP.

Idealizado por Moura, o projeto visa a despertar o interesse de jovens de 14 a 25 anos por temas científico-tecnológicos e ajudá-los a desenvolver uma percepção crítica do universo da ciência, tecnologia e inovação.

Para isso, prevê a combinação de diferentes recursos multimídia e linguagens culturais na promoção de atividades com teor lúdico e humorístico. Entre os produtos a serem criados, estão um portal de internet, um jornal tabloide semanal de oito páginas, um programa de televisão e outro de rádio.

No seminário, a jornalista falará sobre os objetivos do "Ciência na Rua" e sobre as diversas estratégias a serem usadas para atrair a atenção do público juvenil e fomentar a ampliação da cultura científica no país. A proposta do encontro é buscar investidores e apoio institucional para o projeto.

De acordo com Mariluce, o "Ciência na Rua" contribuirá para o estabelecimento de novos links entre a difusão do conhecimento, o desenvolvimento econômico e o exercício da cidadania. E, como desdobramento, ajudará ainda a revelar vocações científicas e empreendedoras nos jovens.

Expositora

Mariluce Moura é diretora-presidente da Aretê Editora e Comunicação Eireli, empresa responsável pelo projeto "Ciência na Rua" e pela publicação da revista Bahiaciência. É fundadora do setor de comunicação da Fapesp, do qual foi gerente de 1995 a 2002, e criadora da revista de divulgação científica "Pesquisa Fapesp", que dirigiu de 1999 a 2014.

Atuou como repórter e editora em diversos veículos, entre eles "O Globo", "Jornal do Brasil", "Gazeta Mercantil", "Exame", "Senhor" e "Isto É". Foi, também, assessora de comunicação do CNPq e da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

Foto: Leo Ramos

Apresentação do projeto "Ciência na Rua"
7 de agosto, às 10 horas
Sala de Eventos do IEA, rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização)