Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Projeto divulga homenagem ao bolsista Ricardo Lima da Silva

Projeto divulga homenagem ao bolsista Ricardo Lima da Silva

por Mauro Bellesa - publicado 08/06/2021 15:40 - última modificação 22/10/2021 11:37

A equipe do projeto Democracia, Artes e Saberes Plurais (Dasp), vinculado à Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, divulgou homenagem ao bolsista Ricardo Lima da Silva, morto no dia 25 de maio.

Ricardo Lima da Silva - 1
Ricardo Lima da Silva durante atividade de campo do projeto Dasp
A equipe do projeto Democracia, Artes e Saberes Plurais (Dasp), vinculado à Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, divulgou hoje homenagem ao bolsista Ricardo Lima da Silva, morto no dia 25 de maio. Ele era estudante do curso de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e participou, no Dasp, do censo sociocultural e econômico das comunidades vizinhas aos campi da USP na capital (Butantã e USP Leste). A seguir, a mensagem divulgada pelo projeto.

Ao Ricardo, nosso maior carinho

Com grande tristeza, encaramos a morte do nosso querido Ricardo Lima da Silva. Têm sido  dias duros e difíceis. Também foi preciso um tempo para poder voltar às memórias e aos lugares de convívio. É difícil resumir a potência do Ricardo, mas queremos deixar um registro para celebrar um pouco das suas qualidades e da nossa convivência. Ricardo sempre foi uma pessoa de inteligência aguçada, com observações sensíveis e contextualizadas do contemporâneo.

No projeto em que atuou no IEA-USP, o censo em comunidades vizinhas à USP, sempre foi uma pessoa comprometida. Realizou com afinco o trabalho de campo e, muitas vezes, manifestou prazer na interação com o cotidiano das favelas. Participava ativamente dos encontros relacionados ao trabalho e sempre se mostrou cooperativo com a equipe. Ele gostava de ressaltar a potência e o valor político do projeto e de seus colegas. Tinha sonhos de mudar o Brasil e, certa vez, propôs ao grupo organizar um coletivo de militância para além das atividades acadêmicas.

Ricardo Lima da Silva (centro)
Ricardo Lima da Silva (centro) com outros bolsistas em reunião no Auditório do IEA
Com talento para a escrita, elaborou ensaios e relatos de campo ao longo do projeto. No livro "Narrativas Periféricas: entre pontes, conexões e saberes plurais", em que descreve com precisão e leveza a viagem de campo ao Rio de Janeiro para conhecer o conjunto de favelas da Maré e os projetos sociais ali desenvolvidos, se definiu como “graduando em Geografia e viciado em perceber e descrever a existência e a ação da entropia em absolutamente todos os lugares, seja numa cidade, seja na mente”.

Como futuro geógrafo, enfatizava a sua admiração por alguns professores e, ainda, o seu grande interesse por temas relativos à geopolítica.

Dizia que seu TGI (Trabalho de Graduação Individual) seria sobre a presença Nikkei no futebol, estudando aspectos socioespaciais e culturais e seus reflexos nas práticas esportivas.

Fã de jogos, animes e séries, tecia analogias entre cultura pop e temas sociais e dava boas dicas de entretenimento eletrônico.

Do amigo, fica a nossa saudade e essas boas lembranças. Ricardo vive!

Equipe do projeto Democracia, Artes e Saberes Plurais

Fotos: projeto Dasp