Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Projeto para várzea do rio Tietê na Zona Leste reúne arte, urbanismo e recuperação ambiental

Projeto para várzea do rio Tietê na Zona Leste reúne arte, urbanismo e recuperação ambiental

por Mauro Bellesa - publicado 13/12/2017 12:25 - última modificação 02/01/2018 13:32

No encontro "Dirigentes Culturais 6: Dos Anos 50 à Atualidade - Sérgio Milliet e Nelson Brissac", realizado no dia 1º de dezembro, o próprio Brissac falou sobre o projeto ZL Vórtice.
Nelson Brissac - 1º/12/2017
Nelson Brissac é o coordenador do projeto ZL Vórtice

A arte como meio de reflexão sobre problemas urbanos e ambientais e, ao mesmo tempo, participante da busca de soluções com apoio da pesquisa científica e tecnológica foi o tema da exposição do filósofo Nelson Brissac, professor da PUC-SP, no encontro Dirigentes Culturais 6: Dos Anos 50 à Atualidade, no dia 1º de dezembro. [O evento teve também exposição de Lisbeth Rebollo sobre Sérgio Milliet.]

O evento encerrou o ciclo "Cultura, Institucionalidade e Gestão", realização da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, parceria entre o IEA o Itaú Cultural. O titular da cátedra, Ricardo Ohtake foi o organizador do ciclo e coordenador dos encontros.

Brissac trabalha com questões ligadas à arte e ao urbanismo, tendo desenvolvido o projeto Arte/Cidade de intervenções urbanas entre 1994 e 2002. Atualmente ele coordena o projeto ZL Vórtice, aspecto central de sua participação no ciclo.

A articulação entre arte, ciência, tecnologia, indústria e ambientalismo não é nova, segundo ele. "Foi com o Minimalismo e o Pós-Minimalismo que a arte contemporânea começou a articular essas conexões." .

O escultor e escritor americano Robert Smithson (1938-1973) foi um artista emblemático dessa corrente, em sua opinião. "Ele foi o grande artista da mineração, do colapso ambiental, do impacto da indústria, alguém que pensou em como atuar em áreas de crise e em processos naturais em grandes escala, mobilizando geólogos, engenheiros e outros especialistas. Morreu com 35 anos e fez todo esse trabalho nos últimos seis anos de vida."

CICLO CULTURA, INSTITUCIONALIDADE, E GESTÃO

Dirigentes Culturais 6: Dos Anos 50 à Atualidade - Sérgio Milliet e Nelson Brissac

Notícia

Midiateca

Dirigentes Culturais 5: Dos Anos 50 à Atualidade - Justo Werlang

Midiateca

Dirigentes Culturais 4: Dos Anos 50 à Atualidade - Martin Grossmann

Midiateca

Dirigentes Culturais 3: Dos Anos 50 à Atualidade - Paulo Herkenhoff e Carlos Augusto Calil

Notícia

Midiateca

VídeosFotos

Dirigentes Culturais 2: Dos Anos 50 à Atualidade - Paulo Emílio Gomes

Notícia

Midiateca

Dirigentes Culturais 1: Dos Anos 50 à Atualidade - Ariano Suassuna e Walter Zanine

Notícia

Midiateca


Leia mais notícias sobre o ciclo e outras atividades da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência

Além do que foi feito nessas correntes artísticas, o ZL Vórtice tem como referência um projeto que Brissac está esboçando com Ohtake para a análise do território industrial na região entre São Paulo e Santos. "Grandes processos transformadores da matéria foram implantados ali, com indústrias, siderúrgicas, hidrelétricas, ferrovias, mas a área caminha para uma obsolescência rápida. Pensar nisso é pensar no futuro do Brasil e no papel que a arte pode desempenhar nesse processo."

A escolha da várzea do rio Tietê na Zona Leste de São Paulo para o ZL Vórtice foi intencional, segundo Brissac, pois trata-se da área da cidade "em pior condição, em situação limite". É a única região da cidade onde o rio mantém seu traçado irregular, com meandros. "Vemos as conformações naturais sendo impactadas. A natureza sendo empurrada para seu limite."

O recorte da área foi estabelecido a partir das informações fornecidas por órgãos estaduais e municipais. Esses dados também subsidiam as pessoas envolvidas no projeto.

Módulo de calçada do projeto ZL Vórtice
Regina Silveira com moradores da Zona Leste de São Paulo
Acima, módulo para calçadas com design de Regina Silveira; embaixo, a artista discute o projeto com os moradores

De acordo com Brissac, há vários vetores conflitivos na região, como a necessidade de obras públicas, intervenções para a contenção de enchentes e a necessidade de preservação ambiental.

O projeto envolve quatro laboratórios acadêmicos: o de Microestrutura e Ecoeficiência e o de Hidráulica da Escola Politécnica (Poli); o de Fabricação Digital da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP; e o de Tecnologia Digital da PUC-SP.

Apoiam a iniciativa a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) do Estado de São Paulo, a Fundação Tide Setubal, o Instituto Alana, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a Associação dos Moradores dos Jardins Pantanal e Helena, entidades de moradores de União de Vila Nova e a Associação e o Fórum dos Moradores do Jardim Lapenna.

Em seus quatro anos de existência, o projeto já mobilizou artistas, arquitetos e engenheiros na busca de soluções para a melhoria da qualidade de vida nos bairros da várzea.  "O primeiro avanço foi estabelecer um laboratório de campo para que professores e alunos possam desenvolver e experimentar protótipos. A A comunidade do Jardim Pantanal cedeu uma área que ela preserva e controla. Fica num meandro do rio e possui duas lagoas, permitindo estudos de todas as topologias da região."

Há vários projetos em desenvolvimento, incluindo recuperação ambiental, drenagem das águas em enchentes, monitoramento do nível e qualidade dá água do rio, construção elevada das casas, padronização das calçadas e construção de equipamentos públicos. A ideia é que os componentes desenvolvidos no canteiro do Jardim Pantanal e nos laboratórios das universidades sejam fabricados no local ou em fábricas digitais da prefeitura.

Um exemplo de ação conjunta de artistas, engenheiros e população é o projeto para a padronização das calçadas. Brissac convidou a artista Regina Silveira, professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, para desenvolver o projeto com os moradores. "Cada bairro está definindo sua simbologia e as cores a serem utilizadas. O Laboratório de Microestrutura e Ecoeficiência da Poli está desenvolvendo as formas, soluções para escoamento da água e composição das peças, em parceria com fabricantes de cimento e pigmentos."

Canteiro do projeto ZL Vórtice
Canteiro do projeto ZL Vórtice no Jardim Pantanal, em São Paulo

Para Brissac, esse tipo de projeto permite vislumbrar até que ponto a universidade "está disposta a encarar" os problemas existentes na sociedade.

"Há uma discussão extremamente saudável nas universidades públicas sobre a transferência do conhecimento que elas produzem."

Brissac destacou que é preciso encontrar o caminho para essa difusão, para que o conhecimento "não seja drenado apenas para empresas e situações muito específicas e a universidade não perca a oportunidade de irrigar a sociedade com mais eficiência". No entanto, o processo é muito complexo e "envolve a educação e capacitação das pessoas, passando antes de tudo pela afirmação da cidadania".

Fotos (a partir do alto): 1) Matheus Araújo/IEA-USP; 2), 3) e 4) Projeto ZL Vórtice