Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / O físico Eliezer Rabinovici é eleito vice-presidente do Conselho do Cern

O físico Eliezer Rabinovici é eleito vice-presidente do Conselho do Cern

por Sylvia Miguel - publicado 23/12/2015 17:30 - última modificação 12/02/2016 11:12

O físico recebeu a maioria dos 21 votos emitidos em nome dos países membros do maior laboratório de física de partículas do mundo.

Eliezer RabinoviciEliezer Rabinovici, chefe do Israeli Committee for High Energy Physics, foi eleito vice-presidente do Conselho do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em francês). Sediado em Genebra, na fronteira franco-suíça, trata-se do maior laboratório de física de partículas do mundo.

Rabinovici dirigiu o Institute of Advanced Studies (IAS) da The Hebrew University of Jerusalem, instituição ligada à rede Ubias. A University-Based Institutes for Advanced Study (Ubias, na sigla em inglês), é uma rede de institutos de estudos avançados de 34 universidades ao redor do mundo, da qual o IEA também é membro.

O físico israelense faz parte do Comitê Sênior da Intercontinental Academia, projeto proposto por ele e cujo objetivo é promover o intercâmbio científico entre as gerações, disciplinas, culturas e continentes. A primeira edição do projeto foi realizada pelo IEA-USP em parceria com o Instituto de Pesquisa Avançada (IAR, na sigla em inglês) da Universidade de Nagoya, no Japão.

Relacionado

As tentativas da física de construir o tempo

Luz síncrotron ilumina cooperação científica no Oriente Médio

Rabinovici já esteve no IEA ministrando palestras sobre o papel da rede Ubias e também para falar sobre sua especialidade, a física de partículas. Numa das ocasiões, mostrou sua visão sobre o projeto Sesame, do qual é co-fundador. Trata-se de um empreendimento cooperativo que congrega cientistas e governos de vários países do Oriente Médio com o objetivo de criar uma fonte de luz de terceira geração.

Para a eleição junto ao Cern, o físico recebeu a maioria dos 21 votos emitidos em nome dos países membros do Conselho. Rabinovici já havia sido eleito em 2013 para o cargo de vice-presidente do projeto Sesame, quando também se tornou porta voz do Sesame junto ao Cern.

Israel é membro associado ao Cern desde setembro de 2014. Desde 1991, o país vem investindo em pesquisas no centro europeu, quando foi concedido ao país o estatuto de Observador pelo Conselho do organismo. Atualmente, Israel está envolvido no experimento Atlas, bem como nas instalações do Cern Isolde e outras experiências.

Foto: Mauro Bellesa/IEA-USP