Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Rede IEA / Carlos Alberto Cioce Sampaio é eleito coordenador da área de Ciências Ambientais da Capes

por Leandra Rajczuk Martins - publicado 30/11/2022 13:35 - última modificação 30/11/2022 13:34

Carlos Alberto Cioce Sampaio - PerfilCarlos Alberto Cioce Sampaio, um dos coordenadores executivos do Centro de Síntese USP Cidades Globais do IEA, é o novo coordenador da área de Ciências Ambientais da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) que regula a pós-graduação brasileira. No IEA, ele também é professor visitante.

A designação de Sampaio para o quadriênio 2021-2024 foi instituída pela portaria da Capes número 265, de 25 de novembro, assinada pela presidente Claudia Queda de Toledo, e publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira, dia 28.

Sampaio já esteve à frente da coordenação da área de Ciências Ambientais, entre os anos de 2016 e 2018, complementando o mandato de Maria do Carmo Sobral (UFPE). Também foi coordenador adjunto por quatro anos, no período de 2012 a 2014.

Atualmente esta área tem 141 programas que totalizam 183 cursos, sendo 101 mestrados acadêmicos, 47 doutorados acadêmicos, 33 mestrados profissionais e 2 doutorados profissionais. Quando foi criada, em 6 de junho de 2011, havia 57 programas. Os programas estão distribuídos nas cinco regiões geográficas do país: Sudeste (30%), Nordeste (23%), Sul (22%), Centro-Oeste (13%) e Norte (11%).

De acordo com sua proposta de atuação, Sampaio pretende consolidar a área, diante dos seus onze anos de existência, “enquanto área interdisciplinar que concomitantemente problematiza a dinâmica socioecológica e cria alternativas de soluções, em consonância com uma ciência cidadã, isto é, uma ciência que dá respostas aos problemas das gerações atuais e futuras, reduzindo assimetrias regionais”.

Defende, ainda, que a área deveria continuar promovendo temas emergentes, como mudanças climáticas, economia circular, ecológica e regenerativa, tecnologia apropriada, educação ambiental, direito ambiental, bem viver e Unidades de Conservação (UC) e outras, que respondem a demandas da sociedade brasileira.

Natureza democrática

Segundo nota da Fundação, o processo eleitoral para a escolha das 49 coordenações contou com 1.264 indicações e foi pautado pelo critério do número de votos advindos da academia, o que demarca a natureza democrática do procedimento de indicação dos novos coordenadores. A este critério de escolha foram acrescidos aqueles estabelecidos na Portaria 171/2022 que determina a equidade de gênero, etnia e igualdade na distribuição das regiões do país.

Os nomes indicados pela comunidade acadêmico-científica passaram pelo crivo do Conselho Superior da Capes, em reunião ocorrida no dia 28 de setembro deste ano. O colegiado elaborou listas tríplices baseadas nos critérios que legitimassem cada indicado, como ter reconhecida experiência em ensino e orientação de pós-graduação, pesquisa e inovação.

Os mandatos dos novos coordenadores começam em 10 de dezembro deste ano e seguem até 15 de março de 2026. O próximo passo será a indicação pelos novos coordenadores dos seus adjuntos e profissionais.

Pioneirismo

Carlos Alberto Sampaio é pioneiro em pesquisas teóricas e empíricas sobre o tema Ecossocioeconomia Empresarial (Responsabilidade Socioambiental Corporativa e Environmental, Social e Governance – ESG), Planejamento e Gestão Organizacional para o Desenvolvimento Territorial Sustentável, e Cadeias Produtivas Sustentáveis/Arranjos Institucionais e Socioprodutivos Territoriais e Turismo de base comunitária na América Latina, prestando assessorias a organizações públicas e privadas.

Orientador dos Programas de Pós-Graduação (PPG) em Desenvolvimento Regional (FURB) Ciências Ambientais (Unisul/IA) e Governança e Sustentabilidade. (ISAE). Além do IEA, também é professor visitante do PPG em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (UniEvangélica/FUNADESP). Colabora como professor nos PPGs em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR), Ambiente Saúde e Sustentabilidade (USP), em Ciências Ambientias (UNEMAT) na Amazônia legal e em Recursos Naturais (UFMS). Publicou 156 artigos em periódicos e 221 trabalhos em eventos nacionais e internacionais, além de 16 livros e 85 capítulos.