Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Rede IEA / Helena Nader é a primeira mulher eleita presidente da Academia Brasileira de Ciências

por Mauro Bellesa - publicado 30/03/2022 10:30 - última modificação 30/03/2022 10:33

Helena Nader - presidente da ABC Nesta terça-feira, 29 de março, a biomédica Helena Nader foi eleita presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Professora da Unifesp e ex-titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência (parceria do IEA com o Itau Cultural), Nader é a primeira mulher a ocupar a presidência da ABC nos 106 anos da instituição.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo publicada hoje, 30 de março, ela afirmou que atuará na presidência da ABC em favor da "reconstrução da educação brasileira, desde o ensino pré-escolar até o superior".

Quanto ao foto de ser a primeira mulher a presidir a ABC, disse "não significar uma mudança propriamente, mas um reconhecimento para a sociedade de como chegamos lá". Na mesma entrevista, Nader criticou os cortes de verbas para a ciência e defendeu o reajuste das bolsas de pós-graduação, a parceria público-privada no investimento em ciência e a laicidade no sistema educacional.

Professora titular da Unifesp e bolsista de produtividade do CNPq (nível 1A), Nader é também membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp). Ela graduou-se em ciências biomédicas pela Unifesp e em biologia pela USP. Obteve o titulo de doutora em ciências biológicas pela Unifesp e cumpriu programa de pós-doutorado na Universidade do Sul da Califórnia, EUA. Foi copresidente da Rede Interamericana de Academias de Ciências (Ianas, na sigla em inglês), vice-presidente da ABC e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

As pesquisas de Nader envolvem glicoquímica e glicobiologia, estando voltados para o estudo da estrutura e e da função biológica dos proteoglicanos heparina e heparam sulfato, especialmente quanto ao papel desses compostos na hemostasia, no controle da divisão celular e na transformação celular.

Foto: Leonor Calasans/IEA-USP

registrado em: , , ,