Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Rede IEA / Helena Nader vence o 1° prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”

Helena Nader vence o 1° prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”

por Fernanda Rezende - publicado 20/01/2020 17:23 - última modificação 20/01/2020 17:23

Helena NaderHelena Nader, uma das titulares de 2019 da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, sediada no IEA, recebeu o “Carolina Bori Ciência & Mulher”, oferecido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) às cientistas brasileiras destacadas e às futuras cientistas brasileiras de notório talento. Lançado em 2019 e em sua primeira edição, o prêmio homenageia Carolina Martuscelli Bori, primeira presidente mulher da SBPC.

A premiação ocorrerá anualmente, alternando duas categorias – “Mulheres Cientistas” e “Meninas na Ciência”. A primeira edição homenageia a primeira categoria, dedicada às cientistas brasileiras destacadas de instituições nacionais, que tenham prestado relevantes contribuições à ciência, gestão científica e ações em prol da ciência e tecnologia nacional.

Bacharel em ciências biomédicas pela Unifesp, Helena Nader tem licenciatura em biologia pela USP, doutorado em biologia molecular na Unifesp e pós-doutorado na University of Southern California. É professora na Unifesp desde 1989 e membro titular da Academia de Ciências de São Paulo (Aciesp) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Seus trabalhos na área de glicobiologia são referência internacional, o que rendeu a ela dezenas de prêmios importantes. Em 2002, foi agraciada com o título de Comendador e Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Além da brilhante trajetória científica, Nader também é conhecida por sua trajetória de defesa da ciência e da educação brasileira. Foi diretora da SBPC e, em 2019, foi eleita vice-presidente da ABC.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 11 de fevereiro, no Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antonia da USP, em São Paulo, durante o Simpósio Mulheres e Meninas na Ciência, em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela UNESCO.

Alice Rangel de Paiva Abreu, professora emérita da UFRJ, receberá a “Menção Honrosa”.

Com informações da Academia Brasileira de Ciências