Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Rede IEA / IEA tem três representantes no novo Instituto de Estudos Avançados da Unicamp

IEA tem três representantes no novo Instituto de Estudos Avançados da Unicamp

por Fernanda Rezende - publicado 22/12/2017 10:05 - última modificação 22/12/2017 10:04

Três membros do IEA-USP integram o Conselho Científico-Cultural do novo Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Universidade de Campinas (Unicamp), inaugurado em 18 de dezembro.

Vinculado ao gabinete do reitor da universidade, o IdEA é presidido por Carlos Alberto Vogt, ex-reitor da Unicamp. A coordenação é de Antonio Alcir Bernardez Pécora, professor de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp.

Entre os 12 integrantes do conselho, o IEA está representado por:

• Celso Lafer, membro do Conselho Deliberativo do IEA, professor emérito da USP e ex-ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio e das Relações Exteriores;
  • Eugenio Bucci, professor da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP), membro do Grupo de Pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade e ex-conselheiro do IEA-USP; e
  • Martin Grossmann, ex-diretor do IEA, membro da Comissão Científica da Intercontinental Academia, coordenador acadêmico da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência e do Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado. Grossmann é professor da ECA-USP.

De acordo com o reitor da Unicamp Marcelo Knobel, a ideia é que o Instituto seja um espaço para discussão de questões relativas às práticas das pesquisas e aos assuntos que mais preocupam a sociedade no momento.

O IdEA é o segundo instituto do gênero em universidades paulistas. Antes dele, dois outros órgãos da Unicamp tinham entre suas atribuições o propósito de fomentar a reflexão em torno de temas fundamentais ao avanço das ciências e humanidades: o Centro de Estudos Avançados (CEAv) e o Fórum Pensamento Estratégico (Penses).

registrado em: , ,