Paulo Saldiva é um dos 10 brasileiros nomeados para a Academia Mundial de Ciências
O ex-diretor do IEA, Paulo Saldiva, professor do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina (FM), assumiu no dia primeiro de janeiro como novo titular da Academia Mundial de Ciências (TWAS, sigla em inglês), ao lado de mais dois professores da USP e de outros sete brasileiros. Eles foram indicados em 14 de novembro do ano passado por outros pesquisadores já associados à instituição, que reconheceram suas contribuições para o avanço da ciência em um país em desenvolvimento. Com a eleição dos novos membros, a TWAS passa a ter 1.444 integrantes, incluindo 159 membros brasileiros.
Eleito na categoria Ciências Médicas e da Saúde, Paulo Saldiva tem uma carreira dedicada à pesquisa e políticas públicas, reconhecido nacional e internacionalmente por suas contribuições significativas à meteorologia e à saúde da população, incluindo melhorias nas previsões meteorológicas e os efeitos sobre a saúde humana, além de estudos sobre a relação entre covid-19, clima e poluição. Sua atuação junto a organizações internacionais, como a Organização Meteorológica Mundial e a Organização Mundial da Saúde, destaca seu papel crucial na ciência global. Ele dirigiu o IEA de 2016 a 2019 e atualmente integra grupos de pesquisa do Instituto.
Excelência na pesquisa científica
A Academia Mundial de Ciências foi fundada em 1983 por um grupo de cientistas dos países em desenvolvimento, sob a liderança de Abdus Salam, físico paquistanês e ganhador do Prêmio Nobel de 1979. Os cientistas compartilhavam a crença de que as nações em desenvolvimento, ao construir força na ciência e engenharia, poderiam construir o conhecimento e a habilidade para enfrentar desafios como a fome, as doenças e a pobreza.
A convocação de novos cientistas pela TWAS, a maior da história da academia, tem o objetivo de promover a excelência em pesquisa científica e tecnológica, especialmente nos países em desenvolvimento, fortalecendo o impacto global das ciências, além de marcar um novo capítulo de cooperação e progresso científico.
Confira todos os eleitos da TWAS no site da entidade neste link.
Com informações do Jornal da USP, da Assessoria de Comunicação do ICMC e da Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMUSP