Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Região do HC-USP receberá evento para simular melhores condições de mobilidade

Região do HC-USP receberá evento para simular melhores condições de mobilidade

por Fernanda Rezende - publicado 15/01/2018 10:35 - última modificação 24/01/2018 18:13

Evento "Maratona Diária pela Vida" acontecerá no dia 25 de janeiro, das 10h às 17h, na Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar. IEA é um dos organizadores.
Calçada Av. Dr. Enéas
Pacientes do Hospital das Clínicas em calçada da Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar

O IEA é um dos organizadores de um evento que buscará chamar a atenção da sociedade para as dificuldades de acesso e locomoção na região do Hospital das Clínicas (HC) da USP. No dia 25 de janeiro, das 10h às 17h, a Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar terá trânsito restrito apenas a ambulâncias, ampliando os espaços de convívio e locomoção dos pedestres. Parte da programação da Virada da Mobilidade, o evento Maratona Diária pela Vida pretende ser um primeiro passo para uma transformação de longo prazo, com mudanças mais duradouras em prol da qualidade de vida dos pacientes e acompanhantes do HC. Veja a programação e um mapa do local das atividades.

A iniciativa é resultado de uma parceria que envolve a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Faculdade de Medicina da USP, o Hospital das Clínicas, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro, o IEA, a Urb-i e o Caronetas, com apoio do Mobifilm e o Instituto Cidade em Movimento (IVM). No aniversário de São Paulo, tradicionalmente um dia de pouco movimento de pacientes, parte da rua será usada como extensão das calçadas, os estacionamentos receberão atrações de lazer, atividades de saúde, food trucks etc., levando para o local pessoas que normalmente não frequentam a região e simulando algumas possibilidades de melhoria do espaço. “Será o começo de uma grande mudança bem no coração do maior complexo hospitalar da América Latina”, destaca a urbanista Carolina Guido, co-fundadora da Urb-i.

Mapa das atividades no local

Acesso para quase todos os institutos do HC, a Av. Dr. Enéas registra, em dias úteis, um fluxo diário de quase 45 mil pessoas, entre pacientes, acompanhantes, profissionais do HC e alunos da FMUSP. Apesar da grandeza do número, as calçadas são estreitas e muitas delas estão esburacadas, com degraus e outros obstáculos que dificultam o caminhar ou a circulação de cadeiras de rodas. A rua ainda é utilizada como estacionamento de carros, desrespeitando a faixa exclusiva de ambulâncias e atrasando o atendimento de pacientes em estado de emergência. Áreas cobertas e para descanso, banheiros e lanchonetes também são raridades na região. Esses e outros problemas foram apresentados no documentário ‘Dis’Mobilidade Urbana, produzido em 2017 pelo IEA, HC e FMUSP.

Durante o evento, serão coletados dados e, posteriormente, testadas mudanças propostas por um time de urbanistas em parceria com a CET. Após os testes e observações, o segundo passo é desenvolver o projeto temporário, em que as melhorias são feitas com material leve e duram de um a dois anos. Só depois é que as mudanças permanentes são projetadas e saem do papel. “Essa metodologia é o urbanismo tático, que vem sendo usada com sucesso em transformações urbanas ao redor do mundo”, explica Carolina.

Programação

10h - Roda de conversa sobre hortas urbanas e PANCs, com degustação de pratos produzidos com as PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais): com a médica Thaís Mauad, coordenadora do Grupo de Estudos em Agricultura Urbana do IEA

11h às 15h - Vida sobre Rodas: atividade convidará os pedestres a saírem com cadeira de rodas da estação Clínicas do metrô e percorrerem as calçadas do complexo HC

11h - Apresentação de banda musical composta por pacientes da Rede de Reabilitação Lucy Montoro