Reincidência criminal feminina é tema de evento on-line
O Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, em parceria com a Associação Internacional de Criminologia em Língua Portuguesa, promove no dia 23 de abril, a partir das 15h (horário de Brasília), a conferência on-line “Caminhos para a Reincidência Criminal Feminina”.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. O evento é exclusivamente on-line e será transmitido pelo canal do IEA-RP no YouTube e pela página do instituto no Facebook. Haverá emissão de certificado aos participantes que preencherem um formulário disponibilizado no chat das ferramentas durante a transmissão.
A palestrante será a professora Ana Guerreiro. Ela vai abordar o fenômeno da reincidência criminal feminina, destacando os fatores e necessidades que podem originar práticas criminosas. Ana pretende ainda promover uma reflexão crítica sobre abordagens e estratégias holísticas mais eficazes para a reeducação e ressocialização de mulheres, tendo como propósito o melhoramento das práticas existentes no sistema de justiça penal.
Ana Guerreiro é doutora em Criminologia pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP). Atualmente, é professora auxiliar na Universidade da Maia e professora auxiliar convidada na FDUP. Exerce ainda o cargo de diretora da Unidade de Investigação em Criminologia e Ciências do Comportamento (UICCC) da Universidade da Maia. Suas áreas de interesse são criminalidade feminina, criminalidade organizada, redes criminais, estudos de gênero, violência de gênero e políticas de prevenção.
Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.
Sobre o grupo
A partir dos recentes avanços da Criminologia Experimental, o Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do IEA-RP propõe dedicar-se ao estudo de experimentos, métodos e intervenções que permitam extrair evidências científicas sobre o que funciona (what works) nas estratégias de segurança pública. Com base nas evidências científicas obtidas pelo método experimental, pretende-se desenvolver novas abordagens teóricas e recomendações de ação estratégica no campo da segurança pública. Saiba mais na página do grupo.