Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Presidente do Instituto de Tecnologia de Israel fala sobre modelo que tornou o país a “Nação Start-up”

Presidente do Instituto de Tecnologia de Israel fala sobre modelo que tornou o país a “Nação Start-up”

por Victor Matioli - publicado 23/01/2019 14:30 - última modificação 01/02/2019 09:01

Peretz Lavie, presidente do Technion, uma das principais escolas de formação em ciência e tecnologia do mundo, participará de uma conversa no IEA-USP sobre o poder transformador das universidades.
Technion
Campus do Technion, em Haifa, Israel

O Estado de Israel tem se destacado como um polo de tecnologia e inovação. Com a indústria de alta tecnologia responsável por 54% das exportações industriais do país e nove em cada mil trabalhadores envolvidos com pesquisa e desenvolvimento (o dobro de EUA e Japão), Israel conquistou a fama de “Nação Start-up”. Peretz Lavie, presidente do Instituto de Tecnologia de Israel (Technion), uma das principais escolas de formação em ciência e tecnologia do mundo, participará de uma conversa no IEA-USP sobre o poder transformador das universidades e o exemplo inovador do Technion. A atividade é organizada pelo IEA, Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT) da USP e o Technion.

O evento The Role of Universities in Transforming Societies: The Technion Story acontecerá no dia 13 de fevereiro, a partir das 11h. Marcos Vinicius de Souza, subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, abrirá o encontro e Guilherme Ary Plonski, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP e vice-diretor do IEA, será responsável pela mediação das atividades. O evenyo será conduzido em inglês, sem tradução simultânea, e para participar presencialmente é necessário realizar uma inscrição prévia. Haverá também uma transmissão ao vivo pelo site do IEA, para a qual não é necessário se inscrever.

Peretz Lavie - Perfil
Peretz Lavie

Presidente do Technion desde 2009, Lavie é formado em pesquisa do sono e medicina do sono pela Universidade da Flórida e pela Universidade da Califórnia. Chegou ao Instituto de Tecnologia de Israel em 1975, onde fundou o Laboratório de Pesquisa do Sono e o Centro de Medicina do Sono. Antes de ser presidente, foi diretor da Faculdade de Medicina (1993 a 1999) e vice-presidente de Desenvolvimento de Recursos e Relações Externas (2001 a 2008) da instituição. É considerado um dos fundadores da medicina do sono, campo sobre o qual publicou oito livros e mais de 400 artigos científicos.

Desde sua fundação, em 1912, o Technion já concedeu cerca de 100 mil diplomas. A soberania é sensível: mais de 70% dos fundadores e gestores de indústrias de alta tecnologia de Israel se graduaram no instituto. As áreas de pesquisa mais importantes são medicina regenerativa e células-tronco, seguidas por engenharia de tecidos, engenharia aeroespacial, microeletrônica, comunicações, informática, supercondutividade, fibra ótica, optoeletrônica, engenharia quântica, desenvolvimento e gerenciamento de recursos hídricos, catálise e nanotecnologia, biotecnologia e ciências da vida.

O Technion tem quatro contemplados com o Prêmio Nobel e algumas patentes importantes, como um algoritmo de compressão para arquivos digitais “zipados” e o fármaco Azilect (nome comercial do mesilato de rasagilina), usado no tratamento da doença de Parkinson.

Foto: Aris Gionis/Flickr


The Role of Universities in Transforming Societies: The Technion Story
13 de fevereiro, às 11h
Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito, em inglês (sem tradução) com transmissão ao vivo pela internet
Para acompanhar presencialmente, é necessário se inscrever
Mais informações: Cláudia R. Pereira (clauregi@usp.br); telefone (11) 3091-1686
Página do evento

registrado em: , , ,