Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Pesquisadora do IEA participa de relatório da IUCN sobre aquecimento dos oceanos

por Sylvia Miguel - publicado 21/09/2016 10:45 - última modificação 03/08/2018 17:40

Documento produzido por 80 cientistas traz os maiores desafios para enfrentar os efeitos sobre a vida marinha
Pesca de captura

Aquecimento dos oceanos e efeitos sobre a vida marinha detalhado em livro produzido por 80 cientistas

A mais abrangente avaliação já produzida sobre o aquecimento dos oceanos foi lançada durante a World Conservation Congresspela International Union for Conservation of Nature and Natural Resources (IUCN), e contou com a colaboração da bióloga e oceanógrafa Maria de los Angeles Gasalla, professora do Instituto Oceanográfico da USP e integrante do Programa Ano Sabático do IEA.

O organismo internacional, composto por entidades governamentais e não governamentais, reuniu 80 cientistas de excelência de 12 países para a compilação de evidências científicas já detectadas quanto à elevação das temperaturas dos oceanos e seus efeitos sobre a vida marinha.

“Explaining Ocean Warming: Causes, scale, effects and consequences”, editado por D. Laffoley e J.M. Baxter, analisa os efeitos do aquecimento dos oceanos sobre as espécies e os ecossistemas marinhos, bem como sobre os serviços e benefícios que os oceanos provêm aos seres humanos.

Maria de los Angeles Gasalla

Maria Gasalla

Gasalla é co-autora do estudo que trata dos impactos do aquecimento dos oceanos sobre a contribuição da pesca e da aquicultura para a segurança alimentar. Assinado com outros 10 cientistas, o capítulo compõe a sessão a respeito dos chamados bens e serviços ecossistêmicos, ou os benefícios provisionados pelos oceanos para a vida na Terra.

Algumas conclusões desse capítulo, intitulado “Impacts and effects of ocean warming on the contribution of fisheries and aquaculture to food security”, mostram que a degradação dos habitat e as alterações na pesca de captura nos países desenvolvidos devido ao aquecimento global deverão pressionar as exportações pesqueiras de países em desenvolvimento, o que poderá afetar a segurança alimentar das regiões mais pobres do planeta.

Num cenário pessimista, com altas emissões de gases de efeito estufa, além dos inúmeros prejuízos aos diversos organismos marinhos, os cientistas projetam uma redução da ordem de 50% na produção pesqueira de países próximos à linha do equador, entre eles Gana, Costa do Marfim, Libéria, Togo, Nigéria e Serra Leoa.

Segundo o relatório, o aquecimento dos oceanos poderá ser o maior desafio oculto da atual geração quanto aos efeitos das mudanças climáticas globais. O documento complementa lacunas de conhecimento ainda não presentes nos mais recentes relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), e traz recomendações sobre temas de investigações necessários para que os impactos climáticos possam ser enfrentados com maior segurança no futuro.