Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Renato Janine recebe Prêmio Capes Elsevier 2015

Renato Janine recebe Prêmio Capes Elsevier 2015

por Fernanda Rezende - publicado 16/11/2015 17:31 - última modificação 16/11/2015 17:31

Além de Janine, outros três professores da USP foram homenageados na premiação, uma iniciativa da Editora Elsevier, em parceria com a Capes.

Informações da Agência USP e Assessoria de Comunicação da Elsevier

Quatro professores da Universidade foram agraciados com o Prêmio Capes Elsevier 2015, que homenageia os pesquisadores que mais contribuíram para a produção científica e orientação de mestrandos e doutorandos do Brasil. O prêmio é uma iniciativa da Editora Elsevier, em parceria com a Capes, e reconhece os pesquisadores brasileiros que, em sua carreira acadêmica, apresentam produção de alto destaque na comunidade científica, excelência retratada na base de dados Scopus, base de resumos e citações de literatura científica mundial, e orientações acadêmicas comprovadas pelo Currículo Lattes.

A cerimônia de entrega foi realizada no dia 12 de novembro, em Brasília, e contou com a participação do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Carlos Nobre; do diretor para África, América Latina e Europa Oriental da Elsevier, Charles Pallandt; e do diretor regional da Elsevier para a América Latina Sul, Ezequiel Farré.

O ex-ministro da Educação, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e coordenador do Grupo de Pesquisa O Futuro nos Interpela do IEA, Renato Janine Ribeiro, foi o homenageado na categoria “Letras, Linguística e Artes”. Na categoria “Ciências Humanas”, o ganhador do prêmio deste ano foi o professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), Marcus Lira Brandão.

O professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), João Santana da Silva, foi o vencedor da categoria “Ciências Biológicas”. Em “Ciências Agrárias” o ganhador foi o professor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), Luiz Antônio Martinelli.

Os homenageados

Professor titular da USP na disciplina de Ética e Filosofia Política, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Renato Janine Ribeiro atua na área de Filosofia Política, com ênfase em teoria política. Foi Ministro de Estado da Educação, de 6 de abril a 5 de outubro de 2015. Possui 89 capítulos de livros e 18 livros editados. Publicou 77 artigos em periódicos especializados, 11 trabalhos em anais de eventos e 18 prefácios e/ou posfácios. Recebeu o prêmio Jabuti de melhor ensaio (2001), a Ordem Nacional do Mérito Científico (1997) e a Ordem de Rio Branco (2009). Em 2008, presidiu o I Congresso de Estudiosos de Brasil en Europa, em Salamanca. Concebeu e apresentou duas séries de programas de televisão sobre Ética, na TV Futura e na TV Globo.

Com atuação principal em pesquisas sobre Regulação da Resposta Imune, João Santana da Silva é professor titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Pesquisador do CNPq, membro da Academia Brasileira de Ciências e coordenador do Programa de Imunologia Básica e Aplicada da FMRP. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia, coordenador da Área de Ciências Biológicas III da CAPES e Presidente da Fundação Instituto Polo Avançado em Saúde.

O Luiz Antonio Martinelli é professor titular da USP e atua no Centro de Energia Nuclear na Agricultura, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Dinâmica de Ecossistemas Tropicais utilizando isótopos estáveis como traçadores dos ciclos do carbono, nitrogênio e água.

Professor titular da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, Marcus Lira Brandão é também pesquisador do CNPq. Possui cerca de 205 artigos indexados nas principais bases de dados internacionais, com mais de 5.000 citações na literatura. É fundador do Instituto de Neurociências e Comportamento (INeC), sediado em Ribeirão Preto.