Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Renato Janine Ribeiro é o terceiro integrante do IEA a assumir cargo no governo federal em 2015

Renato Janine Ribeiro é o terceiro integrante do IEA a assumir cargo no governo federal em 2015

por Mauro Bellesa - publicado 28/03/2015 10:35 - última modificação 03/08/2015 11:14

Renato Janine Ribeiro foi escolhido pela presidente Dilma Rousseff para ocupar a pasta da Educação.
Renato Janine Ribeiro
O filósofo Renato Janine Ribeiro,
novo ministro da Educação

Com a escolha da presidente Dilma Rousseff do filósofo Renato Janine Ribeiro para ser o novo ministro da Educação, já são três os ex-integrantes do Conselho Deliberativo do IEA a assumirem cargos no governo federal neste início de 2015.

Os outros dois são o bioquímico Hernan Chaimovich, ex-vice diretor do Instituto, que assumiu a presidência do CNPq em fevereiro, e o zoólogo Carlos Roberto Ferreira Brandão, que era vice-diretor do IEA até janeiro, quando foi escolhido pelo ministro da Cultura para presidir o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Janine continua vinculado ao Instituto como coordenador do Grupo de Pesquisa O Futuro Nos Interpela do IEA e membro do Comitê Científico da Intercontinental Academia, projeto do IEA e do Instituto de Pesquisa Avançada da Universidade de Nagoya, Japão, que acontecerá de 17 a 29 de abril.

Relacionado

Notícias sobre algumas das principais atividades do IEA com organização, coordenação ou participação de Renato Janine Ribeiro

Laboratório Sociedades Contemporâneas

Ciclo Tardes Cariocas:
A USP Ouve o Rio de Janeiro

Internacional

USP

Cultura digital

Arte

O novo ministro

A indicação de Janine para titular da pasta de Educação foi elogiada por representantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da ONG Todos pela Educação e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Também manifestaram apoio à decisão da presidente, entre outros, a diretora global de Educação do Banco Mundial, Claudia Costin, o sociólogo Simon Schwartzman, especialista em educação, e o vice-reitor da USP, Vahan Agopyan.

Agopyan disse ao portal G1 que "a USP se sente honrada pela indicação do professor Renato Janine Ribeiro como novo ministro da Educação; estamos certos que ele contribuirá, com sua formação e experiência ilibadas, para a melhoria da educação em nosso país"

Janine, que tomará posse no ministério no dia 6 de abril, é professor titular de ética e filosofia política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, onde orienta pós-graduandos, professor na Casa do Saber e membro do Conselho Superior de Estudos Avançados da Fiesp e do Conselho Consultivo do Centro de Arte Contemporânea Inhotim.

Janine graduou-se em filosofia na FFLCH, fez o mestrado na Université Paris 1 Pantheon Sorbonne e o doutorado também na FFLCH. Realizou pesquisa de pós-doutorado na British Library, Reino Unido, e foi professor visitante da Columbia University, Estados Unidos. Suas pesquisas estão relacionadas com os temas: Thomas Hobbes, filosofia, democracia, política, teoria política, filosofia política, republicanismo, universidade, Brasil e Inglaterra.

Dois de seus nove livros são "A sociedade contra o Social: O Alto Custo da Vida Pública no Brasil" (2000) e "A Universidade e a Vida Atual — Fellini Não Via Filmes" (2003). Organizou 18 livros e escreveu 78 capítulos de livros, 81 artigos publicados em periódicos especializados. Janine contribui regularmente com jornais e revistas brasileiros, sendo colaborador semanal do jornal "Valor Econômico ".

Janine foi conselheiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) (1993-1997) e da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC) (1997-1999), do qual também foi secretário (1999-2001). Como diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) (2004-2008), Janine coordenou as avaliações trienais de mais de 2.500 cursos de mestrado e doutorado no Brasil em 2004 e em 2007.

Na USP, além de conselheiro do IEA (2011-2014), foi membro da  Comissão de Ética (2010-2012), representante dos professores titulares no Conselho Universitário (2009-2011) e presidente da Comissão de Cooperação Internacional da USP (1991-1994).

Foto: Sandra Codo/IEA-USP