Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Projeto realiza seminário sobre reservas de biosfera urbana

Projeto realiza seminário sobre reservas de biosfera urbana

por Mauro Bellesa - publicado 08/02/2018 12:45 - última modificação 15/02/2018 15:09

"Redes Experimentais para Sustentabilidade: Reservas de Biosfera Urbana como Mecanismos de Transição" é o tema do seminário que grupo de pesquisa do IEA e o Departamento de Geografia da Universidade de Insbruck, Áustria, realizam de 14 a 19 de fevereiro, no Auditório do Instituto.
Serra da Cantareira
Serra da Cantareira, parte da reserva de biosfera da Região Metropolitana de São Paulo

As experiências de pesquisa e gestão das reservas de biosfera urbana serão discutidas no seminário Redes Experimentais para Sustentabilidade: Reservas de Biosfera Urbana como Mecanismos de Transição, de 14 a 19 de fevereiro, no Auditório IEA. Apenas a programação dos dias 15 e 19 será aberta ao público, que deverá efetuar inscrição prévia. Haverá transmissão ao vivo pela Internet das atividades desses dois dias.

O evento tem como referência o projeto de pesquisa Redes Experimentais para Sustentabilidade (Enesus, na sigla em inglês), desenvolvido pelos organizados do seminário: o Grupo de Pesquisa de Políticas Públicas, Territorialidades e Sociedade do IEA e o Departamento de Geografia da Universidade de Insbruck, Áustria. Os expositores e debatedores são pesquisadores da USP e da universidade austríaca, gestores da Prefeitura de São Paulo e representantes da sociedade civil  [veja a programação].

O projeto é dedicado à analise das estruturas, processos e formas de negociação na definição das reservas de biosfera. Ao mesmo tempo, busca identificar os diversos atores e a articulação entre seus interesses e formas de interação, procurando compreender as relações de poder entre eles.

Um objetivo complementar da pesquisa é identificar e debater iniciativas socioambientais e inovações ligadas à reservas de biosfera. "O debate com pessoas-chave sobre a situação atual das reservas de biosfera, dos projetos em andamento e dos problemas estes encontram para sua realização servirá para indicar as perspectivas futuras e as atividades a desenvolver", afirmam os coordenadores do projeto e do seminário.

14 a 19 de fevereiro (aberto ao público inscrito apenas nos dias 15 e 19, das 9 às 18h)
Auditório IEA (antiga Sala do Conselho Universitário), Rua do Anfiteatro, 513, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito - Inscrição prévia para participação presencial - Transmissão ao vivo pela internet
Mais informações: Cláudia Regina Pereira (clauregi@usp.br), telefone: (11) 3091-1686