Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / A memória do nazifascismo e a resistência a ele serão tema de encontro

A memória do nazifascismo e a resistência a ele serão tema de encontro

por Mauro Bellesa - publicado 29/10/2018 13:15 - última modificação 07/11/2018 11:59

Seminário 'Memória, Democracia e Resistência: Reflexões sobre o Nazifascismo na Alemanha', no dia 8 de novembro, tem a participação de pesquisadores de diferentes áreas dos estudos alemães.
Noite dos Cristais
O seminário relembra a "Noite dos Cristais" (9 de novembro de 1938), quando nazistas mataram dezenas de judeus e depredaram sinagogas, casas e lojas da comunidade judaica

Para rememorar os 80 anos da "Noite dos Cristais", o Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia do IEA e a Cátedra Martius de Estudos Alemães e Europeus realizam no dia 8 de novembro, às 14h30, o seminário Memória, Democracia e Resistência: Reflexões sobre o Nazifascismo na Alemanha.

O encontro reunirá pesquisadores de várias áreas dos estudos alemães para tratar, a partir de diferentes perspectivas, das repercussões do regime nazista ontem e hoje. Serão duas exposições:


A participação presencial é aberta ao público, mas requer inscrição prévia (encerradas em 7 de novembro). Para acompanhar a transmissão ao vivo pela internet não é preciso se inscrever

De acordo com Brigitte Weiffen, titular da Cátedra Martius de Estudos Alemães e Europeus, "a experiência da ditadura e do nazifascismo na Alemanha é frequentemente usada como ponto de referência quando se discute a possibilidade de resistência sob regimes autoritários e totalitários e a importância da memória do mal para se criar uma cultura democrática". A experiência serve também como pano de fundo "ao analisar a ascensão de novas forças nacionalistas, populistas e autoritárias na Europa e além", acrescenta o pesquisadora.


Memória, Democracia e Resistência: Reflexões sobre o Nazifascismo na Alemanha
8 de novembro, 14h30
Sala Alfredo Bosi, rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto a todos os interessados, mediante inscrição prévia
Transmissão ao vivo pela internet (sem necessidade de inscrição)

Mais informações: Cláudia Regina Pereira (clauregi@usp.br); telefone (11) 3091-1686
Página do evento

Foto: Wikimedia