Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / The Lancet apresenta relatório inédito sobre os efeitos das mudanças climáticas na saúde humana

The Lancet apresenta relatório inédito sobre os efeitos das mudanças climáticas na saúde humana

por Fernanda Rezende - publicado 23/10/2017 16:50 - última modificação 26/10/2017 10:21

Lancet Countdown de 2017 é resultado do trabalho de 24 instituições acadêmicas de ponta e agências governamentais de todos os continentes.
Poluição do ar
Relatório Lancet Countdown relaciona o impacto das mudanças climáticas na saúde humana

Um relatório inédito da revista médica The Lancet com estudos sobre a relação entre mudanças climáticas e saúde humana será lançado simultaneamente em diversos países do mundo no dia 31 de outubro. A Faculdade de Medicina (FM) da USP sediará a atividade no Brasil, num encontro realizado em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEA), às 9h, no Teatro do edifício principal. Inscrições aqui.

O Lancet Countdown de 2017 é resultado do trabalho de 24 instituições acadêmicas de ponta e agências governamentais de todos os continentes. Elas avaliaram, de forma sistemática, os impactos na saúde humana das mudanças no clima e as implicações para os sistemas de saúde e para as negociações do Acordo do Clima de Paris.

Na Faculdade de Medicina, o relatório será apresentado em inglês por uma de suas autoras, a sueca Sonja Ayeb-Karlsson, da United Nations University, pesquisadora das áreas de mudanças climáticas e vulnerabilidade social. Após a fala de Sonja, Paulo Saldiva, professor da FM e diretor do IEA-USP, falará sobre o estudo na perspectiva brasileira.

“Ao apresentar as consequências de médio e longo prazo para o sistema de saúde, podemos pensar as formas de mitigação do problema e como devemos nos preparar”, explica Saldiva, que pesquisa a poluição do ar há mais de 30 anos.

A produção do relatório teve a participação de pesquisadores do clima, ecologistas, economistas, especialistas em energia, sistemas de alimentação e transporte, geógrafos, matemáticos, cientistas sociais e políticos, profissionais de saúde pública e médicos. São relatados indicadores anuais sobre os impactos das mudanças climáticas, exposições e vulnerabilidade; planejamento de adaptação e resiliência para a saúde; ações de mitigação e cobenefícios da saúde; economia e finanças; e envolvimento público e político.

O Lancet Countdown de 2017 é um desdobramento dos trabalhos da Comissão Lancet 2015, que concluiu que a mudança climática antropogênica ameaça minar os últimos 50 anos de ganhos na saúde pública e que, ao mesmo tempo, uma resposta efetiva às mudanças climáticas poderia ser “a maior oportunidade de saúde global do século 21”.

The Lancet

The Lancet é uma revista científica sobre medicina, sendo uma das mais antigas e renomadas do mundo no segmento. Publicada semanalmente no Reino Unido, teve importante papel nas reformas de saúde britânica desde sua fundação em 1823. Dentre as revistas médicas, o Journal Citation Reports a classifica em segundo lugar, atrás do The New England Jounal of Medicine.

Programação

8h30 – 9h: Café de boas-vindas

9h – 9h10: Abertura pelo diretor da Faculdade de Medicina, prof. José Otávio Costa Auler Júnior

9h10 – 9h30: Apresentação do Lancet Coutdown Program, por Sonja Ayeb-Karlsson

9h30 – 9h50: Perguntas do público

9h50 – 10h20: "Mudanças climáticas e saúde humana no Brasil”, prof. Paulo Hilário Nascimento Saldiva

10h20 – 10h30: Observações finais

10h30 – 11h: Perguntas do público

 


 

Lancet Countdown: Monitorando o Avanço na Saúde e nas Mudanças Climáticas

Evento gratuito, aberto ao público
Transmissão ao vivo pela web: www.iea.usp.br/aovivo
Local: Teatro da Faculdade de Medicina da USP
Avenida Doutor Arnaldo, 455 - Pacaembu, São Paulo - SP, 01246-100, Brasil
Página do evento: http://www.iea.usp.br/eventos/lancet-countdown-2017