Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Desenvolvimento econômico e sociologia são temas da revista 'Estudos Avançados' 75

Desenvolvimento econômico e sociologia são temas da revista 'Estudos Avançados' 75

por Sandra Codo - publicado 07/08/2012 00:00 - última modificação 02/06/2015 18:02

"Novo-Desenvolvimentismo" e "Sociologia e Esperança" são os temas dos dossiês do número 75 da revista "Estudos Avançados", a ser lançado no dia 29 de agosto, às 17h, no IEA, com conferência de Luiz Carlos Bresser-Pereira, professor emérito da FGV-SP. Os comentadores serão Antonio Carlos Macedo e Silva, da Unicamp, e Samuel de Abreu Pessôa, da FGV-RJ. A versão digital da edição já está disponível na Scientific Electronic Library Online ( ).

"Novo-Desenvolvimentismo" e "Sociologia e Esperança" são os temas dos dossiês do número 75 da revista "Estudos Avançados", a ser lançado no dia 29 de agosto, às 17h, no IEA, com conferência de Luiz Carlos Bresser-Pereira, professor emérito da FGV-SP. Os comentadores serão Antonio Carlos Macedo e Silva, da Unicamp, e Samuel de Abreu Pessôa, da FGV-RJ. A versão digital da edição já está disponível na Scientific Electronic Library Online ().

pesos argentinosO texto de abertura do primeiro dossiê, assinado pelo economista Carlos Bresser-Pereira, expõe as principais ideias da teoria da macroeconomia estruturalista, que está por trás do conceito de novo-desenvolvimentismo, cunhado pelo autor. Os demais artigos que integram o dossiê aprofundam a discussão sobre a proposta conceitual e contextualizam o crescimento econômico no Brasil e em outros países da América Latina. (Leia entrevista com o economista Luiz Carlos Bresser-Pereira sobre o novo-desenvolvimentismo.)

Já o dossiê "Sociologia e Esperança", organizado por José de Souza Martins, professor titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, reúne trabalhos apresentados no Seminário Internacional sobre Sociologia e Esperança, realizado em outubro de 2011 na USP.

Assinado por Martins, o texto de apresentação destaca a importância da concepção de esperança para resgatar o lugar da transformação social na sociologia. O dossiê conta com a contribuição de Alfredo Bosi, editor da "Estudos Avançados”, e de Peter Burke, professor de história cultural da Universidade de Cambridge, Reino Unido, e ex-professor visitante do IEA.

A revista traz ainda três artigos sobre as características, o compartilhamento e a crítica do conhecimento científico.

ASSISTA AO VÍDEO DO EVENTO.

Foto: Alex E. Proimos