Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Richard Nelson faz conferência dia 8 sobre o papel das instituições no desenvolvimento econômico

Richard Nelson faz conferência dia 8 sobre o papel das instituições no desenvolvimento econômico

por Sandra Codo - publicado 25/10/2005 00:00 - última modificação 03/04/2013 15:14

O economista norte-americano Richard Nelson, da Universidade Columbia, estará no IEA no dia 8 de novembro (terça-feira), às 10h, quando fará a conferência O Papel das Instituições no Desenvolvimento Econômico.

O economista norte-americano Richard Nelson, da Universidade Columbia, estará no IEA no dia 8 de novembro (terça-feira), às 10h, quando fará a conferência "O Papel das Instituições no Desenvolvimento Econômico". Segundo ele, o termo "instituições" tem sido adotado por grande parte dos economistas desde os anos 80 para caracterizar os fatores fundamentais que definem a produtividade econômica e sua progressividade. Considerado um dos maiores teóricos mundiais sobre inovação, Nelson concentra suas pesquisas no processo de mudança econômica de longo prazo, com ênfase particular nos avanços tecnológicos e na evolução das instituições econômicas.

Nelson vem a São Paulo a convite do Instituto Fernando Henrique Cardoso () e do IEA. Debaterão com ele os economistas João Furtado, professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP, e Milton Campanário, da Divisão de Economia e Engenharia de Sistemas do IPT e professor do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. O evento será em inglês, sem tradução.

nelson4.jpg
O economista Richard Nelson

Em março deste ano foi lançado no Brasil um livro do qual Nelson é um dos organizadores. Trata-se de "Tecnologia, Aprendizado e Inovação - As Experiências das Economias de Industrialização Recente", primeiro volume da "Coleção Clássicos da Inovação" da Editora Unicamp. A obra contém 15 artigos de diferentes especialistas. Os trabalhos analisam os êxitos econômicos e processos de inovação tecnológica da Coréia do Sul, Tawain, Indonésia, Malásia, Cingapura e Hong Kong. As experiências dessas países são contrastadas com as da Índia, China e América Latina, com destaque para o exame das estratégias de inovação dos governos e empresas.

Alguns de seus outros livros são: "The Sources of Economic Growth" (2000), "The Sources of Industrial Leadership" (1999), "National Innovation Systems: a Comparative Analysis (1993) e "An Evolutionary Theory of Economic Change" (1985).

Nelson é professor de economia política internacional na Universidade Columbia, onde foi o primeiro diretor do Consórcio de Política Pública, criado em 1997. De 1956 a 1957, foi professor assistente do Oberlin College. De 1968 e 1986, lecionou na Universidade Yale, na qual obteve seu doutorado em 1956. Também trabalhou como economista na Rand Corporation (1957-1960, 1963-1968) e foi membro sênior (de 1961 a 1963) do Council of Economic Advisors, órgão de assessoramento econômico da Casa Branca. Entre 1981 e 1986, atuou como diretor da Institution for Social and Policy Studies.

registrado em: , , ,