Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / As perspectivas a longo prazo para as decisões da Rio+20

As perspectivas a longo prazo para as decisões da Rio+20

por Flávia Dourado - publicado 20/06/2012 00:00 - última modificação 08/04/2013 14:52

No dia 27 de junho, às 15h, Patricia Morales, da Universidade Católica de Leuven, Bélgica, faz a conferência "O Planeta Solidário — Avaliação da Rio+20". No evento, que será realizado no IEA, as decisões da Rio+20 serão discutidas a partir de uma visão de longo prazo.

Patricia Morales, da Universidade Católica de Leuven, Bélgica, faz no dia 27 de junho, às 15h, no IEA, a conferência "O Planeta Solidário — Avaliação da Rio+20". No evento, as decisões da Rio+20 serão discutidas a partir de uma visão de longo prazo, como propunha o geógrafo e ambientalista Aziz Ab'Sáber, homenageado pelo encontro.

Segundo Wagner Costa Ribeiro, coordenador do Grupo de Pesquisa de Ciências Ambientais do IEA, "Ab'Sáber, por meio da visão que possuía da geografia, ensinou segredos da natureza e uma ética humana baseada na solidariedade. É preciso superar o Antropoceno e ir além, para chegarmos a uma nova era: o Sofoceno. Um novo momento baseado na sabedoria e na busca da autocompreensão da finitude e da transcendência, no domínio da vontade, que se realiza ao mesmo tempo em respeito aos outros e ao planeta".

Doutora em ética pela Universidad de Buenos Aires, Argentina, Patricia Morales coordenou vários projetos da Unesco sobre direito à água e ética universal.

Durante o evento serão comentados os trabalhos que se destacaram no concurso "O Planeta Vivo", promovido pelos mesmo organizadores da conferência: Grupo de Pesquisa de Ciências Ambientais do IEA e Faculdade de Artes e Filosofia da Universidade Católica de Leuven, com o apoio do Ministério Flamengo de Educação e da Embaixada do Brasil na Bélgica.

Mais informações podem ser obtidas com Sandra Sedini (sedini@usp.br), tel. (11) 3091-1678.