Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Publicação sobre gestão de riscos e desastres nas cidades brasileiras será lançada dia 19

por Mauro Bellesa - publicado 14/10/2021 13:20 - última modificação 18/10/2021 08:59

No dia 19 de outubro, às 9h, realiza-se o webinar "Gestão Integrada de Riscos e Desastres: Adaptação e Prevenção nas Cidades Brasileiras, organizado pelo ciclo UrbanSus - Sustentabilidade Urbana e instituições parceiras.

Deslizamento após temporal em São Gonçalo, RJ
Riscos de deslizamentos em encostas são agravados por chuvas cada vez mais intensas
Gestão Integrada de Riscos e Desastres: Adaptação e Prevenção nas Cidades Brasileiras é o tema do webinar que o ciclo UrbanSus - Sustentabilidade Urbana do Centro de Síntese USP Cidades Globais realiza com instituições parceiras no dia 19 de outubro, às 9h, com transmissão ao vivo pela internet aberta a todos os interessados (não é preciso se inscrever).

O evento lançará o  "Caderno Técnico Gestão Integrada de Riscos e Desastres - GIRD+10", elaborado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), com apoio do Instituto Siedes - Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável, do Laboratório de Gestão de Riscos (LabGRIs) da Universidade Federal do ABC (UFABC) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PósCom) da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp)

A primeira parte do encontro (veja a programação completa) será dedicada a um painel com os seguintes temas e expositores:

A mediação será de Cilene Victor, professora do PósCom-Umesp.

Após o painel, haverá o lançamento do caderno técnico e do canal do YouTube a ele dedicado. Os expositores serão a coordenadora e revisora técnica da publicação Samia Nascimento Sulaiman, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do LabGRis-UFABC, e Reinaldo Estelles, da Sedec-MDR.

Cidades brasileiras

Os organizadores do encontro ressaltam que as mudanças climáticas não são uma ameaça distante, como demonstram a crescente elevação da temperatura e seus impactos sem precedentes, indicados no recente relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climática (IPPC). Diante desse cenário de "aumento da recorrência e intensidade de eventos extremos, o enfrentamento dos riscos e desastres é uma urgência nas cidades brasileiras", afirmam.

Eles destacam que novos paradigmas relacionados à gestão de riscos e desastres estão em processo de construção, consolidação e institucionalização, alinhados em direção à prevenção, à sustentabilidade e à participação social. "No Brasil, a Lei 12.608/2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC), avança nesse sentido e demanda conhecimentos, estratégias e ferramentas que apoiem ações para reduzir os riscos e a ocorrência de desastres no contexto brasileiro."

Projeto

O caderno técnico é resultante do projeto de pesquisa "Aprimoramento e Atualização dos Conteúdos Técnico-Operacionais e de Proposta Pedagógica (Presencial e a Distância) para Gestão de Risco e Desastre no Contexto Brasileiro”, realizado de junho de 2020 a setembro deste ano, com coordenação e gerência de Samia Nascimento Sulaiman (UFRN e LabGRis-UFABC) e Sonia Maria Viggiani Coutinho (IEA e FSP-USP)

Participaram pesquisadores do Instituto Siades (executor do projeto), UFABC, IEA, Umesp, USP, UFPE, Ibama, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Sedec-MDR e Sedec da Prefeitura do Recife.

A pesquisa foi desenvolvida no âmbito da Cooperação Técnica Internacional BRA /12/017 - Projeto Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD Brasil) e o MDR, por meio da Sedec.

Além do UrbanSus, são coorganizadores do webinar: o Instituto Siades, a UFABC, a Umesp, a UFRN e a Faculdade de Saúde (FSP) da USP, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território e do LabGRis da UFABC, do PósCom-Umesp e do Programa de Pós-Graduação Ambiente, Saúde e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

Marcelo Camargo/Agência Brasil